Colunistas Daqui Heloísa Reis

Algo do pensamento de Fritjof Capra em The Community Power Summit *

Escrito por Heloísa Reis

Esse encontro mundial vem acontecendo em Fevereiro de 2019 organizado por Global Ecovillage Nertwork, apresentado por sua diretora executiva Kosha Joubert direto de Findhorn, Escócia, traz muitos pensadores e ativistas em prol de um mundo melhor, menos consumista, mais colaborativo e menos comprometido com o pensamento mecanicista do passado quando se trata de interpretar as diferentes e complexas relações humanas em sociedade.

Um dos palestrantes é o renomado cientista, educador, autor de inúmeros livros campeões de vendas – Fritjof Capra – faz as conexões entre o andar da ciência e as mudanças nos valores sociais. Filosoficamente esse físico autor de O Tao da Física, nascido em Viena, explora as formas como a Física Moderna vem transformando nossa visão de mundo, antes mecanicista, para holística e ecológica.

Nestes últimos 30 anos diz ele, que as transformações têm sido tão dramáticas que não há dúvidas de que neste momento conjuntural há necessidade de novas sistemáticas no trato das transformações sociais e culturais ocorrendo na direção da formação e desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Acredita que, dessa forma, humanos aprenderiam muito mais sobre seus ecossistemas com suas plantas, animais e microorganismos.

O link abaixo leva a um vídeo interessante sobre seu último livro “Vida e Natureza – uma visão sistêmica”.

https://www.youtube.com/watch?v=Mmy-2nq7EWs&feature=youtu.be

Sim , o assunto é mundial. Tratado mundialmente, online, simultaneamente para que todos os países do planeta tenham acesso a essas preciosas informações sobre nosso tempo e sistema de vida cada vez mais global.

Uma das conclusões que se pode tirar é a da importância da vida e da organização de comunidades organizados e ativas. Aqui na Granja há inúmeras oportunidades de participação e engajamento na formação de interconexões para desenvolvimento de resiliência e novas formas de viver.

Encontre a sua!

*https://summit.ecovillage.org/

Sobre o autor

Heloísa Reis

Artista visual e arte-educadora, pesquisa a linguagem da arte contemporânea e sua importância enquanto instrumento de transformação. “Pinta e borda”, constrói objetos e gosta de ler e escrever. Atua em grupos como MDGV, Transition da Granja e Grupo ArteJunto procurando aprender com eles a arte de refletir a cidadania.
www.encontrosheloisareis.blogspot.com

Deixe um comentário