Colunistas Esporte

Arte Marcial – Disciplina SIM / Educação NÃO

Amigo, tenho certeza que um dos motivos que o fez parar para ler essa matéria foi o título impactante, o qual, deve estar se perguntando, como assim, a arte marcial não educa?

Pois bem, foi essa a proposta quando iniciei a escrita da coluna, pois muitos pais, ao matricular seus filhos em uma determinada atividade física ou principalmente em uma arte marcial, que em sua maioria tem como “criadores” o povo oriental, os quais, nos dão exemplos diariamente de disciplina, educação e organização, conforme pudemos ver na última copa do mundo no Brasil, onde realizavam a limpeza dos estádios após o término das partidas, recolhendo “lixos” que não foram descartados por eles, pois bem, educação vem de dentro de casa, chega a ser quase uma genética familiar, o esporte apenas auxilia na continuidade da mesma e ajuda na formação do caráter do cidadão de bem.

Com certeza, a partir do momento em que o aluno inicia em um esporte, o mesmo deverá se adequar às regras e disciplinas impostas através do professor ou sensei, mas sua educação deverá partir de casa, onde pais e parentes próximos, através de exemplos e condutas diárias, servirão como “espelho” para mostrar o certo e o errado à criança, a qual, irá iniciar o real discernimento racional após os 07 anos de idade, pois bem, a formação e condução da criança até essa idade é de extrema importância para a contribuição do adulto melhor de amanhã.

A arte marcial, tem como princípio ensinar ao aluno os itens básicos da convivência social e que não há distinção de raça, credos e afins…mostrando à criança e ao adolescente que o diferente é muito importante para o nosso crescimento intelectual e humano e que gestos simples, como: Obrigado, Por Favor, Me dê Licença, Respeito aos Idosos, etc…os quais, hoje em dia com a tecnologia avançada e a “frieza” entre o tratamento das pessoas, as quais, chegam a acreditar que o “virtual” substitui o contato físico, nos retroage ao início da civilização, fazendo com que, nós educadores tenhamos que iniciar o aluno primeiramente no convívio social e após, à prática esportiva…sendo assim, fica a dica, analise sua conduta dentro e fora de casa e veja se os princípios básicos da civilidade e socialização, você está cumprindo diariamente, pois, volto a lembrar o início da coluna: Vocês são espelhos e educam, nós professores, apenas auxiliamos na formação do caráter e disciplina do adulto de amanhã….Forte Abraço!!!

Sobre o autor

Wilians Soares Silva

Wilians Soares Silva (Sensei Wil), especializado em artes marciais, aborda todas as modalidades e traz um conceito rápido para o leitor.

Casado, uma filha, faixa preta 6º Dan em Karatê e faixa preta em Kobudo (Armas Antigas do Japão), credenciado junto ao Cref. Integrante da Seleção Brasileira Shorin. Professor na Assoc.Muguen Kan, leciona no CT Muralha e no Dojo Kohara, a partir des 4 anos, homens e mulheres.

1 Comentário

  • Boa Tarde

    Adoro as matérias voltadas ao esporte, sensacional essa coluna de artes marciais….sou praticante de judo e fiquei muito feliz com o texto do autor…conheço o trabalho desse rapaz no município, faz um excelente trabalho com crianças e adultos e tem um prestígio enorme na cidade e no país devido sua graduação.

    Parabéns ao site pela oportunidade e ao autor pela bela matéria.

    Abs

Deixe um comentário