Metrópole Saúde

Com estoque crítico, IBCC Oncologia pede doação de sangue e de plaquetas

Escrito por Redação

O Banco de Sangue do IBCC Oncologia apresentou redução nas doações de 60% na última semana e está com níveis baixíssimos de todos os tipos de sangue. Vale ressaltar, que mesmo com o estado de pandemia, o Hospital está preparado para receber os doadores de sangue e ou de plaquetas de maneira segura e disponibiliza esquema especial para evitar aglomerações entre as pessoas que irão doar. Abaixo algumas informações importantes.

Os requisitos básicos para doação são:

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos.

Apresentar documento oficial com foto como RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

Ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Estar alimentado.

Pesar mais de 50 quilos.

Ter evitado o consumo de comida gordurosa nas 3 horas anteriores à doação.

Observações adicionais: Se o candidato a doador for menor de 18 anos, só poderá doar com autorização formal dos responsáveis; se a pessoa que for doar estiver com idade entre 61 e 69 anos, só estará apta a doar sangue e ou plaquetas se fez a primeira doação antes dos 60 anos e se usar medicamento deve informar o nome do remédio aos profissionais do Banco de Sangue.

O processo de doação acontece da seguinte maneira:

Após a realização do cadastro, o candidato a doador é encaminhado para a pré-triagem, etapa em que se afere temperatura, pressão arterial e pulso. Além disso, é feito o teste de anemia e a verificação de peso e altura. No final dessa fase, é solicitada autorização do candidato para que seja feita uma avaliação das veias para uma possível doação de plaquetas.

Não doe sangue e ou plaquetas nos casos abaixo:

Se estiver com câncer.

Se estiver em tratamento contra o câncer.

Se recebeu diagnóstico oncológico.

Se teve hepatite depois dos 11 anos de idade

Aguarde para ser doador nas seguintes situações:

Tenha tido febre – aguarde 30 dias.

Esteja tomando antibiótico – aguarde 15 dias.

Tenha tatuagem e ou maquiagem definitiva – aguarde 12 meses.

Tenha piercing – aguarde 12 meses, após ter colocado a peça.

Tenha o piercing em área oral e ou genital – espere 1 ano após retirar.

Tenha tido diarreia – aguarde 30 dias.

Tenha feito endoscopia e ou colonoscopia – aguarde 6 meses.

Se viajou para Manaus, Amapá, Acre e ou Rondônia – espere 1 ano a partir do retorno da viagem.

O horário de funcionamento do Banco de Sangue do IBCC Oncologia é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e aos sábados das 8h às 13h. O telefone para agendar dia e horário da doação e evitar aproximações desnecessárias é (11) 3474-4280. Para mais informações o WhatsApp do Banco de Sangue é (11) 99366-4030. O Banco de Sangue do IBCC Oncologia está localizado à Av.: Alcântara Machado, 2576 – Mooca, São Paulo (SP).

Sobre o IBCC

O IBCC Oncologia é uma instituição privada, beneficente de assistência social, pioneira no combate ao câncer de mama e ginecológico. Atualmente conta com 4 unidades assistenciais, sendo um Centro Hospitalar de Excelência em Oncologia inaugurado há 52 anos na Mooca (SP), uma unidade de cuidados prolongados no Jaçanã (SP); uma unidade ambulatorial SUS, na Vila Mariana (SP) e um hospital geral em Formosa (GO). A realização de pesquisas relevantes, como o trabalho inédito, que determinou o Papilomavirus Humano (HPV) como agente causador do câncer uterino e a vacina contra esse mesmo vírus, colocam o IBCC na vanguarda mundial do combate ao câncer do colo uterino. Em 1995, o IBCC Oncologia tornou-se detentor da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” no Brasil. Os recursos advindos da Campanha permitiram ao hospital qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes. Muitas obras de expansão foram realizadas, equipamentos adquiridos e especialidades oncológicas ampliadas.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário