Metrópole Saúde Território

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

Escrito por Redação

Mobilização nacional acontece entre os dias 6 a 31 de agosto, o Dia D está marcado para o dia 18

Durante o mês de agosto, entre os dias 6 e 31, o município de Cotia participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). No sábado (18/08), acontece o Dia D, das 8h às 17h, em que as UBS’s abrirão exclusivamente para vacinar contra as duas doenças.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, devem ser vacinadas crianças de até um ano a quatro ano anos de idade contra Sarampo e Poliomielite. “Importante que os pais ou responsáveis pelas crianças procurem a UBS mais próxima e vacinem seus filhos. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde já alerta para o aumento no número de casos de Sarampo no Brasil, especialmente na região Norte, e, com as férias escolares, em que muita gente viaja, o risco de contaminação e proliferação da doença aumenta muito”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Cotia tem cerca de 11.577 crianças com idade entre um e quatro anos alvo da campanha. A meta é imunizar pelo menos 95% deste público, ou seja, 10.998 crianças. “Importante destacar que em agosto haverá uma divulgação maior, por conta da mobilização nacional, mas estas vacinas estão disponíveis durante o ano todo e é importante sempre consultar a equipe de enfermagem sobre a atualização da caderneta de vacinação”, salientou Sauter.

Somente este ano, o Brasil já registrou mais de 470 casos de Sarampo e duas mortes. O País havia recebido o registro de eliminação da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016. Porém, novos casos foram introduzidos na região Norte devido a uma combinação de brasileiros não-imunizados e infecções vindas da Venezuela.

Foto: Vagner Santos

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário