Saúde Território

Cotia recebe doses da vacina e inicia imunização contra a Covid-19

mm
Escrito por Redação

Cidade seguirá o Plano Nacional de Imunização que começa pelos profissionais da saúde.
Programação será divulgada nos próximos dias

Na noite desta terça-feira (19/01), a Prefeitura de Cotia iniciou a campanha de imunização contra a Covid-19. Em um ato simbólico, no auditório do Paço Municipal, foram vacinadas três profissionais da saúde: Erika Cristina L. A. Vieira, do Pronto Atendimento Parque São George, Renata S. A. Santos, coordenadora do SAMU de Cotia e Viviane C. da Costa, supervisora da UPA do Atalaia. O Governo do Estado enviou 2.600 doses para o município que, neste primeiro momento, vacinará os profissionais da saúde. A programação completa será divulgada nos próximos dias no site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br).

O prefeito Rogério Franco acompanhou o início da vacinação e falou da emoção deste momento, ao lado do Secretário de Saúde, Magno Sauter. “Estamos há quase um ano lutando contra um inimigo que já vitimou mais de 210 mil brasileiros, um cenário que nos entristece, mas é com muita emoção que recebemos a vacina que renova a nossa fé de que vamos vencer a batalha”, disse. “Cotia está pronta para vacinar a população, esperamos que mais doses cheguem à cidade. Nosso cronograma estará ajustado ao Plano Nacional de Imunização”, completou.

De acordo com a Secretaria de Saúde a vacina será disponibilizada exclusivamente em três polos e que, apesar da grande expectativa pela imunização, é importante que a população só compareça a um destes polos quando estiver inserida no cronograma a ser divulgado. A campanha avançará para o público de indígenas, quilombolas, acamados e idosos que vivem em instituições de longa permanência, e para os demais, avançará à medida que novas doses forem enviadas ao município.

A enfermeira Renata S. A. Santos, que coordena o SAMU de Cotia, descreveu o momento como um misto de sentimentos. “[Estar entre as primeiras vacinadas] foi um misto de emoção e alívio, pois os profissionais da saúde carregam uma carga de preocupação muito grande de contrair o vírus e com possibilidade de levar aos seus familiares. Estou muito grata a Deus e à ciência”, comentou.

Já Viviane C. da Costa aproveitou para mandar um recado para a população. “Todos se vacinem como eu. Acredito na vacina, na cura, na ciência, vamos nos vacinar, nos conscientizarmos e tomarmos todas as precauções: lavar as mãos, usar o álcool em gel, a máscara e erradicarmos esta doença em Cotia e no Brasil”, disse.

Fotos: Alexandre Rezende

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

4 Comentários

  • Gostaria de saber quando e onde poderei receber a vacina para Covid-19.
    Moro em área rural e não sei qual posto de vacinação ir…
    Tenho 76, quase 77 anos…

  • A coordenação da vacinação em Cotia realmente é o cúmulo da falta de competência e descaso. Um só local de vacinação em frente à Prefeitura, filas enormes de idosos que passam horas desde a madrugada esperando pela vacinação, para serem dispensados às 8:30 da manhã, sob a alegação de que as vacinas acabaram. Temos tantas UBS em Cotia, não daria para descentralizar e distribuir as senhas um dia ou dois antes da vacinação? Meu marido já esteve na vacinação do dia 3.3.21 e na de hoje, 16.3.21, sem conseguir ser vacinado, apesar de ter chegado às 5:00 hs na fila. É o absoluto descaso, sr. secretário da saúde, tenha vergonha.

Deixe um comentário