Colunistas Délia Costa Provocações

Deus X Deus – em dois livros que me chamaram a atenção!

Escrito por Délia Costa

Numa das livrarias da Granja Viana encontrei  “Rotas de Colisão” de Chris Hejmanowski, militar americano formado em medicina, que, com este livro, ganhou um prêmio. Este tecnothriller se passa no CERN, maior laboratório de física de partículas do mundo – local aonde, alguns meses atrás, apareceu (ou não) a “Partícula de Deus”. Pode-se afirmar que a trama discute a “existência do Criador” ou, melhor, a existência de outra vida.

A outra ficção que faz parte desta provocação chama-se “Os olhos do Céu” e foi escrita por Philip K Dick, escritor americano, falecido aos 53 anos na década de 80, autor de clássicos que deram origem a filmes famosos, como por exemplo Blade Runner, o caçador de Andróides. Interessante é que, em 1952, Philip K. Dick escreve esta ficção sobre um aparelho que chama de “deflector de raios protônicos” que, no meu pequeno entendimento, é o mesmo aparelho que o CERN possui hoje.

Provocações:

1. Será que Philip K Dick era vidente?

2. Onde estão os videntes de hoje? Por que não temos ficções científicas tão instigantes?

3. Por que será que tanto em 1952 como em 2012, entre outros fatos e problemas, há um questionamento sobre a existência de Deus? Como está essa preocupação hoje?

Bibliografia:

provocacao21.Título em Português: Os Olhos do Céu
Autor: Philip K. Dick
Título original: Eye in the Sky
Ano da edição americana: 1952 / 1957

provocacao12.Título em Português: Rotas de Colisão
Autor: Chris Hejmanowski
Título original: Collider
Ano da edição americana: 2012

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário