Colunistas Moda Renata Santana

Dia de Beauty!

Escrito por Renata Santana

Sabemos que além de roupas, sapatos e acessórios, uma bela maquiagem dá o toque final em qualquer produção!

Muita gente reclama que “não sabe se maquiar”.

Ao ver os padrões de internet, realmente, é um pouco difícil reproduzir algumas dicas, mas dá sim para fazer algo básico, sofisticado e rápido.

Para começo de qualquer maquiagem, antes você deve cuidar da saúde da sua pele:

Tomar bastante água, protetor solar, cremes hidratantes e Seruns que ajudam a prevenir linhas de expressão e até anti-age. Caso você não conheça esses produtos, vou te dar algumas opções super acessíveis e fáceis de encontrar.

1- Água termal:

É uma água retirada das estações termais francesas, ela é mais mineralizada que a água comum, e é perfeita para acalmar a pele sensível ou sensibilizada, com acne, oleosidade e ajuda a refrescar também e hidratar. Também pode ser usada para tratamento de problemas dermatológicos como dermatite, dermatite atópica e psoríase. Serve ainda como antioxidante, calmante para pele, ameniza queimaduras solares, irritações e coceiras. Também pode ser usada ao longo do dia por cima da maquiagem ou até como fixador.

 

 

Água termal – Várias opções em farmácias e perfumarias. Preços sob consulta.

 

2- Protetor Solar.

Não é de hoje que ouvimos que não devemos de forma alguma sair de casa sem protetor solar, nem mesmo no inverno. Usar o protetor diariamente previne aparições de manchas indesejáveis pelo rosto e corpo, protege das ações dos raios solares e com a tecnologia de produtos sempre evoluindo, hoje em dia , muitos protetores também servem como hidratante.

Algumas maquiagens e cremes já possuem proteção solar em sua composição, mas mesmo assim, não deixe de usar o protetor em hipótese alguma diariamente. Você pode escolher o fator que desejar.

 

Protetor solar – foto ilustrativa
Encontrados em perfumarias e farmácias – Preço sob consulta.

 

3 – Serum

Sérum significa soro. Ele tem a consistência aquosa, textura fluída e não gordurosa (pode ser usado em peles oleosas). Em outras palavras, ele é mais líquido, penetrando mais profundamente na pele e, ainda graças à sua textura, age mais rapidamente que um hidratante. E, como é formado por altas concentrações de ingredientes ativos, trata, mais eficazmente, um ou vários problemas específicos da pele.

Esse produtinho também serve para a reparação dos danos solares. Escolham fórmulas que contenham hidratantes (aquaporine, ácido hialurônico), antioxidantes (Vitamina C, ácido ferúlico), renovadores celulares (retinol, ácido glicólico), nutritivos (nutripeptídeos, lipossomas).

Os que possuem fórmula anti- age, aconselho aplicarem durante a noite com a pele limpa antes de dormir, os que possuem ação hidratante, podem ser aplicados na pele antes da maquiagem. Serum, cremes hidratantes e máscaras faciais são um trio indispensável para cuidados da pele. Ao procurá-los, tenha em mente qual produto atende melhor sua necessidade e caiba no seu bolso!  

 

 

Foto ilustrativa – Produtos encontrados em perfumarias – Preços sob Consulta.

 

Agora que sua pele está devidamente limpa, protegida e hidratada, vem a maquiagem!

Calma, se você é daquelas que mal sabe aplicar uma base, calma!!
Hoje em dia, muitas maquiadoras estão tornando seus conhecimentos acessíveis, tanto pela internet quanto em escolas.

Você pode, nas horas vagas, acessar canais de Youtube com diversas maquiadoras que oferecem passo a passo de maquiagens simples até as mais complexas de graça, basta sentar e assistir.

Dica: maquiagem é treino. Mesmo que seja uma base, sombra marrom, máscara de cílios e batom, muitas vezes para quem não sabe se maquiar, esses passos podem ser um desafio, mas não desista. Tente diariamente, e conforme for ganhando segurança, vá arriscando em passos mais elaborados!

Maquiagem não é só uma vaidade, para muitas mulheres (principalmente), é uma libertação, forma de encontrar o amor próprio, se encontrar no mundo e até mesmo fonte de renda extra.

No meu caso, a maquiagem vai muito além de vaidade, hoje eu voltei a trabalhar de maquiadora e o mais importante: LIBERTEI-ME DE UMA DEPRESSÃO DE QUASE 10 ANOS E SUPEREI O BULLING.

Às vezes, só nos falta um batom para nos tornamos aquela mulher (ou homem) que sempre sonhamos.

Vou indicar duas das maquiadoras que me deram aulas e me ajudaram nesse processo de voltar a me maquiar e hoje me ensinam as técnicas necessárias para voltar à profissão.

Ambas possuem cursos on-line para você que não tem tempo de ir a alguma instituição e também dão aulas em escolas renomadas de São Paulo.

Juliana Rakoza
Maquiadora há mais de 14 anos. Já representou grandes marcas nacionais e importadas como MAC, Maybeline e hoje, além de aulas on-line gratuitas e cursos on-line, ela também possui uma escola de maquiadoras amadores e profissionais e uma gama de cursos diferenciados para área de moda, beleza, internet e finanças, a Beauty 4 share. 

Juliana Rakoza – Maquiadora e Owner escola de Beleza @beauty4share @julianarakoza – Preços sob consulta.

Outra maravilhosa, é a Lia Weiz. Também maquiadora há mais de 10 anos, formada em Moda pela USP e hoje é atual embaixadora da marca Too Faced no Brasil.
Recentemente lançou seu curso on-line onde ensina o ABC da maquiagem bem simplificado e didático. Ela também oferece de vez em quando workshops gratuitos na Sephora em parceria com a Too faced. Makes simples,fáceis e rápidas de serem reproduzidas no dia- a dia.

@Liaweizakeup @cursosdemaquiagemliaweiz – Preços sob consulta.

Então borá lá seguir todas essas dicas preciosas e começar a se cuidar e achar ou recuperar esse mulherão (ou homão) que você é?! Não tem mais desculpas hein!!

Depois me contem se vocês colocaram em prática e o que acharam dessas novas dicas ;D

Beijos de luz!!

Rê Santana
@makemuaaa
@vestgearoficial

Sobre o autor

Renata Santana

Renata Santana, 26 anos, formada em Estilismo pelo Senac São Paulo
Modelagem pelo SENAI SP
Finalista Prêmio Talentos Senac 2017 - Gestão de Moda
Fascinada por moda, arte e maquiagem e gastronomia.
Atualmente estilista da própria marca Vest Gear, Blogueira de beleza @makemuaaa e colunista Jornal d'aqui Cotia.

Deixe um comentário