Finanças Redação

Dicas para administrar melhor suas finanças

mm
Escrito por Redação

Cumprir com todos os compromissos financeiros e ainda conseguir guardar dinheiro para investir no final do mês parece missão quase impossível nos dias de hoje. No entanto, são muitos os que investem regularmente e utilizam as últimas tecnologias online para administrar seus recursos de uma forma muito mais simples. Nunca foi tão fácil investir online. Por isso, preparamos aqui algumas dicas que irão lhe ajudar a poupar e investir de forma mais prática, evitando, assim, cair em armadilhas.

Mindset

Primeiramente, é importante analisar qual é o seu mindset em relação às suas finanças. O termo em inglês mindset significa ‘atitude mental’, ‘mentalidade’, em português. Sua mentalidade molda seus pensamentos, suas ações e também a forma como você percebe e responde às situações do dia a dia. Para identificar seu mindset financeiro, basta analisar como andam suas finanças atualmente.

Um dos erros mais comuns que se comete, até entre os especialistas financeiros, é gastar demais, geralmente mais do que se ganha. Infelizmente, costumamos adotar padrões de vida financiados pelo cartão de crédito e nos comprometemos com dívidas sem nunca nos preocuparmos em guardar ou investir para concretizarmos, de fato, nossos sonhos. É importante analisarmos e descobrirmos o porquê dos padrões de comportamento adotados ao longo dos anos, pois assim teremos a chance de mudá-los para que possamos, a partir de então, ter maior controle sobre nosso futuro financeiro.

Plano financeiro     

Após identificar qual é o seu mindset financeiro e as causas que o levam a gastar demais, está na hora de fazer seu planejamento financeiro e começar a poupar. Lembre-se de que suas economias são mais importantes do que seus gastos. É melhor economizar e investir do que gastar mais do que realmente ganha e acabar, dessa forma, se endividando.

Calcule o valor dos seus bens atuais e das suas dívidas a longo prazo. Pare para pensar quais são seus sonhos e metas a curto, médio e longo prazo, e quanto custariam financeiramente para serem realizados. As metas a curto prazo são aquelas que pretendemos alcançar dentro de um ano, como as próximas férias, uma nova bicicleta, etc. Os objetivos a médio prazo são os que podem ser realizados em um período de 5 anos, e alguns exemplos são ter um fundo de emergência, comprar um carro novo, dar entrada em uma nova casa, etc. Já a longo prazo, planeja-se para além dos 5 anos, e objetivos desse tipo podem estar relacionados à aposentadoria, à construção da casa dos sonhos, etc.

Investimentos

Para que seja possível alcançar suas metas a longo prazo, como ter uma aposentadoria financeiramente confortável, especialistas aconselham não apenas guardar seu dinheiro, mas também investi-lo. Ações, compra de criptomoedas e fundos de investimento são algumas das diversas opções de investimento disponíveis no mercado. Além disso, a tecnologia vem auxiliando bastante os investidores, independentemente de serem iniciantes ou mais experientes, com ferramentas online. O MetaTrader 4, por exemplo, ajuda os investidores a tomar as decisões mais lucrativas, auxliando-os em pontos como proteger-se contra as incertezas do mercado e avaliar o desempenho dos seus investimentos.

Riscos

É importante destacar que qualquer tipo de investimento envolve riscos. Quanto maior for o retorno do investimento, maiores serão a volatilidade e o risco. Por isso, é preciso identificar qual é o seu perfil como investidor e verificar se você tende a se arriscar ou se prefere ser mais cauteloso. Para começar a traçar esse perfil, vale a pena se organizar. Segundo especialistas, tomar atitude simples, como fazer uma planilha ou um rascunho básico no papel para compreender em que pé você se encontra em termos de finanças, pode ser de grande ajuda para dar o primeiro passo. Outra dica interessante é depositar com segurança o capital para as metas a curto e médio prazo em uma conta-poupança ou em um fundo de renda fixa. Já em relação aos objetivos a longo prazo, o capital pode ser separado para ser investido, já que isso não deverá comprometer seu fundo de emergência.

Em qualquer tipo de investimento, assim como há a possibilidade de ganhar, também há riscos de perder, portanto, aja de forma preventiva. Pesquise, invista com sabedoria e não deixe de diversificar seus investimentos.

Imagens: Pixabay

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário