Meio ambiente Metrópole

É hoje! Confira como fazer para ver a ‘Lua de Sangue’

Escrito por Redação
O mais longo eclipse lunar do século poderá ser acompanhado de todo o país

O início da noite desta sexta-feira promete um espetáculo para os apreciadores do céu noturno.

Quando o Sol se puser, a Lua surgirá no horizonte totalmente coberta pela sombra da Terra no mais longo eclipse lunar do século.

Ela não estará clara e brilhante, mas escurecida, com tons avermelhados, num fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”.

Moradores de todo o país poderão apreciar o eclipse, mas em diferentes fases. Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste poderão ver o satélite totalmente encoberto, mas em partes do Centro-Oeste e do Norte, a visão será parcial ou apenas penumbral.

— Quanto mais perto do litoral, melhor para a observação — afirma a física e pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento. — Nós não vamos acompanhar o fenômeno desde o início, ele começa antes de a Lua surgir no horizonte. Então, quanto mais a leste for a cidade, maior será a duração do eclipse.

Fonte: O Globo (Sergio Matsura)

Leia mais https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/e-hoje-confira-como-fazer-para-ver-lua-de-sangue-22923014#ixzz5MUINSlIL

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário