Saúde Território

Encerramento do Centro de Combate e Referência ao Coronavírus 

Escrito por Redação
A Prefeitura de Cotia encerrou oficialmente as atividades do Centro de Combate e Referência ao Coronavírus (hospital de campanha) nesta terça-feira, 6 de outubro

Inaugurado pela Prefeitura de Cotia no dia 6 de abril de 2020, o Hospital de Campanha foi construído em menos de 15 dias, e ofereceu 50 leitos (entre UTI, Semi-UTI e Enfermaria).

Neste período de funcionamento, o Centro de Referência atendeu 20.986 pessoas, 440 internações.

Os equipamentos que foram adquiridos pela gestão municipal serão distribuídos para as unidades de saúde municipais de emergência, e os que foram locados serão devolvidos.

A Secretaria de Saúde de Cotia montou um protocolo de atendimento de casos suspeitos de Covid-19 na UPA Atalaia e nos Pronto Atendimentos do Parque São George e de Caucaia do Alto que estão aptos para atender pacientes que apresentarem sintomas da doença. O protocolo montado pela Secretaria de Saúde prevê, entre outros, o atendimento destes pacientes em locais apartados dos demais moradores que buscarem atendimento médico de urgência para evitar contato e o risco de contaminação.

O Centro de Combate e Referência ao Coronavírus de Cotia cumpriu a sua missão de evitar a sobrecarga do serviço público de saúde e ocupação de leitos em outros equipamentos de saúde do município (como os PA’s) e de cidades vizinhas.

Importante salientar que a pandemia não acabou e os moradores devem seguir usando máscaras sempre que precisarem sair de suas casas e em ambientes compartilhados, higienizar as mãos com frequência, não ficar em locais com aglomeração de pessoas e manter o distanciamento social.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário