Saúde Território

Estado libera e Cotia começa vacinar a população em geral contra a gripe a partir de amanhã, 22/06

mm
Escrito por Redação

Depois de o Ministério da Saúde informar que a campanha de vacinação contra a gripe estava prorrogada até sexta-feira (24/06), a Secretaria de Estado da Saúde emitiu um informe para que os municípios liberem as doses para a população em geral com idade a partir de 6 meses a partir de quarta-feira (22/06) – até então, estavam sendo vacinadas apenas as pessoas que faziam parte do grupo prioritário da campanha. Com a nova orientação do Estado, a vacinação acontecerá até terminarem as doses e uma nova campanha acontecerá apenas no ano que vem.

A campanha contra a gripe aconteceu em âmbito nacional com o objetivo de imunizar a população contra as cepas H1N1, H3N2 incluindo o subtipo Darwin que provou um surto recente no Brasil) e o tipo B. Dados da Vigilância Epidemiológica de Cotia mostram que, até a manhã desta terça-feira (21), apenas 64,2% do público-alvo compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para receberem o imunizante.

Para ser vacinado, basta comparecer à UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com documento oficial com foto. Não precisa agendar. Não é preciso intervalo entre outras vacinas, como a da covid-19, por exemplo. Exceto no caso de crianças de 5 a 11 anos de idade em que deve ser respeitado o intervalo de 15 dias entre as vacinas.

As vacinas (gripe e covid-19) não devem ser administradas para pessoas que possuam sintomas gripais, que tenham testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias ou pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores, segundo o Ministério da Saúde.

Vacinação contra a gripe* liberada para o público em geral

Em todas as UBS’s a partir do dia 22/06

Idade a partir de 6 meses

Segunda a sexta-feira – 9h às 15h

*Vacina será aplicada até terminarem as doses. Nova campanha acontecerá em 2023

Foto: Vagner Santos

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário