Colunistas Geni Albuquerque Jardinagem

Investindo em um jardim!

mm
Escrito por Geni Alburquerque

Houve um tempo em que ter um jardim, era sinônimo de espaços imensos, passear por seus elaborados caminhos portando vestimentas apropriadas com toda a pompa e cerimônia, um numeroso staff para cuidar mantendo tudo e todos alinhados neste espaço, além de  preservados eternamente na forma como eram concebidos.

Por aqui, ter um jardim é ter espaço para viver entre árvores, flores, aromas, cores, sabores, entre experiências sensoriais incríveis, convivendo com a Natureza presente em seu dia-a-dia.

Dentro da liberdade de ter o seu próprio jardim, você pode adotar conceitos existentes, ciente dos custos de suas escolhas e decidir se irá apenas contemplar seu investimento ou se este jardim vai fazer parte da sua vida de fato.

Por outro lado, o seu jardim pode ser construído a partir da interação com a Natureza ao seu redor.

O meu jardim por exemplo, começou através dos passeios em diferentes biomas brasileiros, florestas, parques, viveiros, praças e ruas tranquilas.

Jóias da Natureza!

Além de observar a altura que as árvores que eu gostaria de plantar alcançariam formando o meu horizonte privativo, eu dispensava muita atenção aos resultados ambientais, como a atração de animais silvestres e o conforto do qual minha família seria usuária.

Por onde vou, se alguma semente estiver em meu caminho é recolhida, acomodada em um vasinho e ao germinar aprendo tudo o que é possível a seu respeito e decido o local onde poderá se desenvolver em sua plenitude.

O mesmo acontece com os frutos que inicialmente são testados no prato servido para que diversos pássaros, esquilos, saruês, roedores silvestres, saguis e diferentes insetos, apreciem e atestem que se plantados garantirão a convivência com suas futuras gerações.

         Youtube: Geni Albuquerque. 

Como reverencio todas as cores, em meu jardim elas se fazem presentes o ano inteiro na forma de troncos esculturais, folhagens incríveis, flores belíssimas, sabores marcantes, aromas inesquecíveis e sementes que inspiram o retorno dos visitantes que equilibram o ecossistema do qual usufruímos com qualidade de vida.

No jardim, tudo o que é plantado tem o seu espaço respeitado e não limitado, além do que, todos os galhos, folhas, flores, frutos, sementes, aromas e sabores são reutilizados de diferentes maneiras sem jamais serem desperdiçados ou transformados em lixo.

No jardim, todos os caminhos são livres para o passeio em qualquer estação do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tempo vai passando e o jardim é ainda mais interessante para nós porque não gera qualquer tipo de prejuízo, apenas rendimentos incalculáveis na forma de qualidade de vida e equilíbrio ambiental e social ao nosso redor.

O mundo em que vivemos está saindo de uma pandemia sanitária, porém apreensiva com a escalada da violência mundial, alterações climáticas significativas e exclusão social determinante.

Para onde vamos?

Eu vou buscar e encontrar no jardim, as respostas que equilibram todas as perguntas que a sociedade não encontrou no meio urbano.

E você??

Geni Albuquerque/ Cotia/Brasil.

www.qualidadedevidaejardim.blogspot.com

#gealb15

Facebook: Paisagismo e Jardinagem por Geni Albuquerqu

Sobre o autor

mm

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário