Saúde

Já começou a Campanha de Vacinação contra Polio e Sarampo

Escrito por Redação
Campanha nacional acontece entre os dias 6 e 31 de agosto em todas as Unidades de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo terá dois dias de mobilização, o chamado Dia D, para imunizar crianças com idade entre 12 meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. A campanha acontecerá durante todo o mês de agosto, entre os dias 6 e 31, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Cotia tem cerca de 11.577 crianças com idade entre um e quatro anos alvo da campanha. A meta é imunizar pelo menos 95% deste público, ou seja, 10.998 crianças. “Importante destacar que em agosto acontece uma divulgação maior, por conta da mobilização nacional, mas estas vacinas estão disponíveis durante o ano todo e é importante sempre consultar a equipe de enfermagem sobre a atualização da caderneta de vacinação”, disse Magno Sauter, secretário da Saúde.

Vacinação de jovens e adultos

Jovens e adultos que não tomaram a vacina contra o Sarampo, ainda crianças, devem se vacinar, de acordo com o Ministério da Saúde. Quem perdeu a caderneta de vacinação, e não tem certeza se já se vacinou, deve procurar uma unidade de saúde para se informar e se imunizar.

As crianças e os jovens com idade entre dez e 29 anos recebem duas doses da vacina tríplice. No caso de pessoas com idade entre 30 e 49 anos de idade é aplicada apenas uma dose da vacina tríplice viral. As crianças de cinco a nove anos de idade, que não foram vacinadas anteriormente, recebem duas doses da vacina tríplice.

No dia  18 de agosto, as Unidades Básicas de Saúde vão vacinar exclusivamente crianças de 12 meses a quatro anos. Os mais velhos devem procurar a UBS nos dias da semana.

Foto: Vagner Santos

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário