Meio Ambiente Território

Jardim Agroecológico

Escrito por Redação

Andrea Pesek é jardineira agroecológica, educadora e permacultora.

Há oito anos faz parte de grupos e coletivos que estão regenerando a natureza da cidade, restaurando as nascentes urbanas e difundindo as hortas comunitárias, entre eles a Praça da Nascente e Horta das Corujas em São Paulo.

Andrea dá aula de agroecologia e manejo de água da chuva na escola Maré da Kids, na Granja Viana, e participa de mutirões na horta da Associação São Joaquim, em Carapicuíba.

Em 2016 mudou para a Granja Viana, Terras do Madeira. O jardim da casa estava abandonado e havia apenas grama e um solo esturricado. Transformou esse jardim num oásis de vida e fertilidade, manejando a água da chuva e usando os princípios da agroecologia e permacultura.

Hoje há mais de 130 espécies de plantas, solo vivo, muita água e biodiversidade. A cada mês, Andrea realiza vivências no seu jardim para ensinar a regenerar e criar jardins que abrigam vida, cultivar alimentos sem veneno, infiltrar e guardar água da chuva, produzir composto, reutilizar a água. Seu objetivo é despertar as pessoas para um novo olhar para o jardim, através da observação e aplicação dos processos naturais.

Próxima vivência: 25 de agosto

Para saber mais, visite o site do Jardim Agroecológico:
www.jardimagroecologico.com.br

 

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário