Colunistas Daqui Geni Albuquerque Jardinagem

Jardim?!

Escrito por Geni Alburquerque

Os espaços urbanos em nossa região estão sofrendo mudanças irreversíveis, sobretudo os destinados a ocupação residencial, afetando tanto os projetados para futuras negociações, passando pelos ocupados recentemente e ainda, pelos que foram concebidos segundo o estilo de vida dos que já estavam por aqui há muito tempo.

Daí surge mais um questionamento interessante:
Jardim? Pra quê?

Imagine as famílias que aqui chegaram sonhando com uma pausa no tempo.

E dentro deste intervalo de tempo, acompanhar a evolução de tudo e de todos à sua volta.

Constroem suas casas e no decorrer deste intervalo de tempo, plantam um pouco do futuro ao seu redor.

Sua vidas, famílias e o que plantaram vão se desenvolvendo dentro deste intervalo de tempo ainda mais significativo, porque foi construído com emoções diversas.

O tempo presente também é capaz de mostrar para o que está em volta, que as árvores que foram plantadas retribuem com flores, cores e aromas, outras como proteção natural dos ventos, poluição sonora, filtrando a poluição do ar, equilibrando a temperatura e ainda, alimentando e abrigando nossos vizinhos mais próximos.

foto2-novfoto4-nov

 

 

 

 

 

 

foto-nov-floracaofoto5-nov

 

 

 

 

 

 

Ao sair desta cápsula do tempo, mesmo que por algum período, percebem que o espaço a sua volta está cada vez mais diferente e caótico.

Alguns vão embora, outros ficam por aqui como turistas, e os pássaros e insetos migratórios, voltando quando o tempo e os obstáculos permitirem; e outros ainda, heroicamente, permanecem, apenas observando o presente se transformando em passado diante de seus olhos.

15027983_723430994479522_4443792713471062690_n

 

Alguns se revoltam a ponto de protestarem publicamente nas redes sociais, outros questionam motivos, argumentos, receios e decisões com a clara percepção de que aquele espaço que atravessam diariamente será alterado drasticamente e com certeza, sempre será.

Qualidade de vida, biodiversidade e desenvolvimento

E a resposta para este questionamento surge singelamente em um jardim que simplesmente tem o poder exclusivo de resgatar a oportunidade de usufruir desta, cada vez mais rara, “Cápsula do tempo”.

 

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário