Meio ambiente Mundo

Julho sem plástico: empresa retira lixo dos oceanos para transformar em novas embalagens e produtos

mm
Escrito por Redação
A Positiv.a, já reutilizou mais de 13 toneladas de plástico e está ajudando a conscientizar o consumidor
“Julho sem plástico” é um movimento global que tem como objetivo reduzir a poluição plástica. O movimento, que teve início em 2011, é acessado e discutido no mundo todo durante o mês de julho, guiado pela fundação australiana Plastic Free Foundation. A Sea Shepherd, uma das principais ONGs do mundo que defendem e conservam os oceanos e a vida marinha, destaca os dados alarmantes: todos os anos mais de 9 milhões de plásticos chegam ao oceano, matando 1 milhão de aves marinhas e mais de 100 mil animais marinhos.

No Brasil, a Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza, convida os consumidores a repensarem seus hábitos de consumo e, sobretudo neste mês, a não utilizarem embalagens plásticas virgens, ou seja, optar por itens que possuem embalagens ecológicas ou que utilizam plástico usado. “Nós acreditamos que o lixo é um erro de design e que não dá mais pra gente continuar consumindo sem pensar no planeta”, afirma Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a.

A empresa, que possui uma linha de produtos de limpeza e uma linha de autocuidado, transformou no ano passado mais de 13 toneladas de plástico usado em embalagens novas e produziu mais de 714 kg de produtos feitos com redes de pescas retiradas de oceanos. Além de ter reciclado mais de 10 toneladas de papelão para realizar a entrega dos produtos em todo Brasil com matéria-prima que já existia no mundo.

Na transformação das redes de pesca, a marca também incentiva a economia verde local. Junto com a artista plástica e ambientalista de Florianópolis, Nara Guichon, redes de pesca que estavam poluindo os oceanos são transformadas em esfregões ecológicos, produto ideal para limpeza pesada e que substitui produtos de plástico e com menor durabilidade, além de saquinhos ecológicos, que substituem as sacolas plásticas.

Além das ações que reutilizam plásticos usados, a Positiv.a busca também eliminar o plástico dos produtos tradicionalmente embalados com esse material. Um dos exemplos é o Desodorante Natural, que possui uma embalagem de tubo de papel impermeabilizado com ceras vegetais, o que o torna resistente à umidade e prático para aplicação, ao acabar o produto a embalagem pode ser compostada ou reciclada. Outros produtos da Positiv.a com embalagens que não utilizam plásticos são o sabão de coco em pó, o tira-manchas (primeiro do Brasil com embalagem zero plástico), o lava louças em barra, entre outros.

“Cada produto Positiv.a contribui para um oceano mais limpo, uma sociedade mais igualitária e um futuro mais promissor para todas e todos. Isso nos motiva a trabalhar a cada dia para um mundo mais sustentável”, finaliza Marcella Zambardino.

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário