Colunistas Daqui Heloísa Reis

Juntos somos Fortes

Escrito por Redação

com manifestos, bate-papos e observatórios

Querendo sair da “neura” que as notícias atualmente costumam provocar em nós, meros cidadãos, quero aqui relatar como a nossa comunidade está se articulando para verificar as intenções e programas de candidatos à nossa governança municipal – a ser eleita no próximo Outubro.

Nossa Granja está inserida em alguns municípios e assim teremos trabalho em buscar as informações de cada candidato de cada município … preparemo-nos!

heloisaPara isso, as entidades e instituições Movimento em Defesa da Granja Viana, Transition Towns Granja Viana, Jornal D’Aqui , Site da Granja, Granja News, Associação Amigos do Parque Cemucam e Coletivo de Ongs, além de alguns cidadãos atentos, reuniram-se em uma conversa para buscar ideias e instrumentos que nos permitam entrar em contato com o pensamento e o programa de governo de cada candidato.

Centenas de histórias e notícias vêm às nossas cabeças tentando nos fazer desistir de tal empreitada. Mas precisamos ir em frente para formar novas conexões distantes do pessimismo provocado pelas notícias que nos chegam diariamente.
Como escapar da passividade, da reclamação, do desconforto e partir para atividade criativa que nos afaste da apatia e da depressão?

Com certeza com a procura de novas soluções, com envolvimento e otimismo.

Na conversa, os representantes das entidades mencionadas desfiaram a usual lista de problemas aos quais já estamos acostumados mesmo que sempre com a intenção de buscar as devidas mas aparentemente difíceis soluções.

Chamamos os candidatos para conversas, arguições, compromissos?

Fazemos um questionário a ser respondido?

Organizamos um bate-papo informal?

Sabendo o quanto é fácil a adoção de um discurso impecável de campanha, ficou resolvido que o olho no olho, a presença física, a atitude e a postura podem falar mais do que o discurso e … para bons entendedores … devem bastar! Assim optamos por organizar bate-papos informais.

Porém a conversa foi além!

Vamos elaborar um MANIFESTO das pessoas envolvidas na organização do evento para que fique claro aos convidados quais são os principais pontos da administração que interessam à população.

Além disso, já que o envolvimento nesse processo é crucial, vamos organizar também um OBSERVATÓRIO da Granja. Vamos desenvolver o hábito de fiscalizar as ações, as prestações de contas, o desenrolar da transparência nas aplicações do orçamento municipal e a todos os aspectos da administração pública que, afinal, pertence à população através de seus eleitos.

A exemplo de São Paulo, podemos pensar ainda na criação de uma BANCADA ATIVISTA nas Assembleias para observar, criticar e sugerir, por que não? Dependendo do número de pessoas envolvidas não pesará para ninguém e poderá surtir um grande e benéfico efeito político.

Por fim, sugeriu-se a construção da plataforma VOTO LEGAL para as diversas municipalidades através da qual qualquer pessoa pode apoiar financeiramente um candidato no qual acredita.

Algumas pessoas já saíram da conversa incumbidas de tarefas para organização desses passos, definição do lugar, data e hora para que possamos trabalhar na divulgação e na motivação da participação dos moradores da Granja. Mas é preciso o envolvimento de muitos cidadãos para que as tarefas consigam ser cumpridas.

Fica aqui o convite. Participar faz bem para a alma e dá sentido à nossa existência cidadã!

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário