Direito Território

Mariana Arteiro, candidata à Presidência da OAB de Cotia

Escrito por Redação
“Nunca deixei o bairro que sempre me acolheu. Hoje, meus filhos estudam aqui e meu marido também trabalha na Granja. Somos realmente granjeiros e cotianos.” palavras de Mariana

 

Mariana Arteiro, 38 anos, mora na Granja Viana há 24, tendo estudado por aqui mesmo.

Depois de se formar em Direito pela Universidade Paulista, montou seu escritório Arteiro Gargiulo Advogados, no centrinho da Granja, há 15 anos.

É pós-graduada em Processo e Direito Tributários pelo CEU-IICS, MBA em Direito empresarial pela FGV e MBA Internacional em Direito Empresarial pela Universidade da Califórnia – UCI.

Além disso, nos últimos 14 anos atuou, voluntariamente, como vice-presidente da ASSA.

Casada com o empresário Fabio Gargiulo, tem dois filhos – Lucas de 13 e Gabriela de 15 anos – que também estudam aqui.

Este ano Mariana lançou-se a um novo desafio: é candidata à Presidência da OAB de Cotia pela Chapa 1 – União e Força, apoiada pelo atual presidente, Tuca Miramontes. Caso vença, será a primeira mulher a presidir a instituição em Cotia.

Leia a seguir a entrevista que fizemos procurando saber mais sobre esta candidatura:

– Como e quando será feita a eleição? O presidente eleito assume imediatamente?
Mariana – A eleição será no dia 29/11/18, das 9h às 17h, na sede da OAB Cotia e votam todos (as) advogados (as) inscritos (as) na Subseção. A nova diretoria assume em janeiro de 2019 para a gestão até 2021.

– Como é composta a chapa e quantas concorrem?
– Nossa Chapa 1 é composta por mim, para a presidência, Salomão Jr (Vice-Presidente), Sandra Cardia (Secretária Geral), Thiago Nunes (Tesoureiro) e Jorge Faria (Secretário Adjunto), advogados experientes na OAB de Cotia e que conhecem profundamente as necessidades da advocacia local. Em nossa subseção, duas chapas estão concorrendo.

– O que Você pode nos dizer sobre sua equipe?
– A Chapa 1 é formada por advogados e advogadas que sempre atuaram em Cotia, que militam voluntariamente em comissões da subseção há um bom tempo e cujas capacidades e disposições na luta em favor da classe são conhecidas da advocacia cotiana. Esse é o nosso diferencial.

Não temos em nossa Chapa ninguém que já tenha sido diretor ou que faça parte da situação. Contudo, temos o apoio do atual presidente, Dr. Tuca Miramontes, e do tesoureiro, Dr. Alberto Oliveira, diretores da nossa subseção que, sem margem de dúvidas, realizaram um ótimo trabalho durante suas duas gestões.

– Todo advogado é associado à OAB?
– Para ser advogado(a) é preciso ser bacharel em direito e ser aprovado no exame da OAB. Mediante confirmação da inscrição, o bacharel passa a ser advogado(a).

– Tem ideia de quantos advogados têm em Cotia? Muitas mulheres?
– Nossa Subseção conta com 1006 inscritos. Sendo 495 advogadas e 510 advogados. Em breve, estima-se que a quantidade de advogadas irá superar os advogados nos quadros da OAB, um reflexo da proporção advinda das faculdades de direito.

– Tem algum assunto especial que você pretende defender caso eleita?
R: Todos os temas que constam em nossa proposta são de extrema relevância para a advocacia e para a sociedade. Como nossa Chapa 1 é formada por pessoas experientes na OAB de Cotia, conhecemos profundamente as necessidades locais.

Temos uma preocupação especial com dois extremos: a jovem advocacia e a advocacia veterana, polos que precisam de uma atenção específica e cuja integração pode gerar frutos sem precedentes.

Também, em razão da formação humana dos componentes da Chapa 1, propomos medidas voltadas à cidadania, por meio da ampliação de trabalhos sociais.
Mas como um todo, buscamos fortalecer a advocacia e seus valores perante toda sociedade.

– Você já tem um projeto amplo?
– Temos uma amplo projeto em favor da advocacia, cujas premissas estão alicerçadas na experiência adquirida por meio do histórico da subseção, o que nos tornou capazes de propor novos rumos à OAB de Cotia.
Nossas propostas estão pormenorizadas através:
Do site: www.chapauniaoeforca.com.br
Do instagran: chapa1oabcotia
Do Facebook: /mariana.arteiro

– Quais serão suas prioridades se eleita?
– A realidade exige a construção de uma nova agenda para a advocacia.
É imprescindível promover a valorização da classe perante a sociedade, com a construção permanente de reputação no mercado, de maneira que o(a) advogado(a) se sinta preparado(a) para a nova advocacia, com visão empreendedora, bem informado(a), agregando valor aos seus honorários e fortalecendo suas prerrogativas, sem afastar a necessidade permanente da defesa do estado democrático de direito e justiça para todos.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

1 Comentário

  • Jornal d’aqui abre espaço para Dra. Mariana Arteiro​, candidata à Presidência da OAB de Cotia, um curriculum brilhante e uma proposta impecável em prol da advocacia Cotiana, com certeza merece seu voto, praticante da boa cidadania, ela e toda sua equipe são voltados ao trabalho em prol da categoria e da Comunidade.

Deixe um comentário