Direito Território

Mariana Arteiro – Um ano à frente da OAB Cotia

Escrito por Redação

Mariana Arteiro, primeira mulher eleita presidente da OAB Cotia para o triênio 2019 – 2021, acaba de completar seu primeiro ano de mandato e faz um levantamento de suas realizações.

Segundo seu relato, 60% de suas propostas de campanha já foram implementadas e 10% estão em andamento.

Em sua prestação de contas, mencionou que conta com a participação de mais de 30 comissões e citou algumas com ações bastante relevantes, começando com a Comissão da Pessoa com Deficiência, da Infância e Juventude, da Mulher Advogada que, entre outras realizações criou a cartilha sobre a violência contra as mulheres, a Comissão da Segurança Pública, da Ação Social que fez cinco campanhas tendo arrecadado mais de 3.000 itens, só para citar alguns exemplos.

Mariana e sua diretoria conseguiram algumas melhorias para a sede da OAB, como a criação de uma sala compartilhada para o trabalho dos advogados, que deverá começar a funcionar este ano. Outra iniciativa, a locação para interessados do auditório, que tem capacidade para 120 pessoas e cuja renda será revertida para mais melhorias da sede.

Foram adquiridos novos computadores, criação de um WhatsApp exclusivo, páginas novas no Facebook e Instagram, e em breve a entidade terá um APP e site próprios para facilitar a comunicação com a OAB.

JDA – De todos os eventos relatados, quais você considera os mais importantes e inovadores?

– Sem dúvida, a criação do APP, do site e do WhatsApp, somado ao escritório compartilhado, são marcas desta gestão, pois aproximaram a advocacia de Cotia da OAB.

– Mas nada disso seria possível se não fosse o trabalho financeiro que desenvolvemos com a secional da OAB, o que quadruplicou o caixa desta subseção, permitindo os investimentos que já foram realizados e aqueles que estão por vir.

JDA – E quais são os projetos em andamento para este ano?

–  Na parte estrutural, este ano vamos reformar o auditório, para que traduza a dignidade da nossa classe profissional. Também já conseguimos verba suficiente para reforma do telhado da casa, que estava em péssimas condições e impediam o bom uso do espaço.

– Na parte educacional, teremos cursos ministrados pela ESA – Escola Superior de Advocacia , promovendo o enriquecimento do conhecimento jurídico.

–  E continuaremos investindo nas palestras, com professores gabaritados e de alto nível técnico.

JDA – Com tanta atividade na OAB, sobra tempo para cuidar do seu escritório? Soubemos que aqui também tem novidades este ano. Conte um pouco.

–  A OAB é um trabalho voluntário. Meu ganha-pão vem da advocacia que exerço há 17 anos em Cotia.

–  Tenho uma equipe fantástica que me dá todo o apoio que preciso para o desenvolvimento das atividades. E, este ano, avançamos tecnologicamente, inaugurando uma nova fase que chamamos de “advocacia 4.0”, com o uso de inteligência artificial e jurimetria.

JDA – Sabemos que você foi a primeira mulher eleita presidente da OAB de Cotia. E nas demais seções da OAB, existe alguma presidente mulher ou você é a primeira e única?

– A advocacia está mudando. As mulheres vêm superando os homens em quantidade de inscritos nos quadros da OAB e os cargos de liderança, aos poucos, traduzem esta realidade.

– No estado de São Paulo são 50 presidentes mulheres de um total de aproximadamente 240 subseções. Ou seja, ainda somos minoria, mas estamos cada vez mais presentes nas diretorias.

– Em Cotia sou a primeira advogada a representar a advocacia local. Inclusive, recebi o apoio de muitos advogados que acreditam no potencial feminino em cargos de gestão. Espero que outras advogadas sejam inspiradas por esta motivação e que se engajem em cargos diretivos, aumentando a participação feminina na política de ordem.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário