Educação Meio ambiente

Programação das Feiras de Trocas de Brinquedos em São Paulo

Escrito por Redação
Ação contribui para que os pequenos deem um novo significado aos seus brinquedos usados e incentiva reflexões sobre hábitos de consumo

Para comemorar o Mês das Crianças com mais diversão e menos consumo, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, incentiva que pais, mães, responsáveis, educadores, entre outros, organizem suas edições da Feira de Trocas de Brinquedos.

Em São Paulo, além da capital, São Paulo, as cidades de Santa Barbara D’Oeste, Socorro, Santo André, São Carlos, Jundiaí, Joanópolis, Vargem Grande Paulista, Campinas, Indaiatuba, Caieiras e Sorocaba já têm edições agendadas para o mês de outubro. A agenda completa das Feiras programadas no estado está disponível aqui.

Além destas, outras dezenas de Feiras de Trocas de Brinquedos estão programadas por todo o Brasil no mês de outubro, com a proposta de proporcionar a interação entre as crianças, refletir sobre os apelos ao consumismo na infância e fomentar mudanças de hábito sobre nossos atuais padrões de consumo, como estabelecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale lembrar que a Feira de Troca de Brinquedos pode ser realizada durante todo o ano e em outros espaços além das escolas, como no quintal de casa, parques públicos ou quaisquer outros espaços coletivos. Pais, mães, responsáveis, vizinhos, entre outros grupos, também podem se engajar e participar da ação. Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos, comunicar a realização da atividade em sua cidade ou saber a programação de agendamentos, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio para divulgações.

Sobre o Criança e Consumo
Criado em 2006, o programa Criança e Consumo, do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário