Cultura e lazer Metrópole

Museu do Ipiranga inaugura Observatório da Obra, espaço expositivo acessível

mm
Escrito por Redação
Com inauguração marcada para sábado, 26, espaço com vista privilegiada para as obras do Edifício-Monumento tem entrada gratuita e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados; por conta da pandemia, visitas acontecem mediante agendamento prévio, cumprindo todas as recomendações de segurança sanitária; no mesmo sábado de estreia, Museu realiza Drive-Thru Solidário em parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc São Paulo

Observatório da obra

Enquanto a inauguração do Novo Museu do Ipiranga, marcada para setembro de 2022, não acontece, a partir de sábado, dia 26 de junho, o público que desejar acompanhar mais de perto o progresso das obras e todo o processo de restauração e ampliação do Edifício-Monumento terá acesso gratuito ao Observatório da Obra. O espaço, que ocupa o mezanino do Parque Independência, terá área externa dedicada a painéis com marcos da reforma e mirante para o canteiro de obras, e estará aberto ao público com horário de funcionamento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, sob agendamento prévio via Sympla, a partir do dia 24. A entrada para o Mirante deve ser feita exclusivamente pelo portão da Rua Xavier de Almeida.

 

O Observatório da Obra é um pavilhão de dois andares e 60m², e está instalado no local que oferece a melhor vista para o edifício do Museu. No primeiro andar, coberto, TVs exibem os seis vídeos da série “Diário da Obra”, mostrando aos visitantes todos os avanços do projeto de recuperação do Museu desde o início até o estágio atual da obra. Do mirante, os visitantes têm uma visão privilegiada de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo ver as ações de ampliação e construção da nova entrada do Museu do Ipiranga. A ação tem como objetivo manter a sociedade informada sobre o andamento do projeto, e cultivar o relacionamento com o público, oferecendo uma nova maneira dos visitantes acompanharem o dia a dia dos trabalhos com segurança. A visita inclui, ainda, uma área externa dedicada a painéis que abordam os marcos da obra e todo processo construtivo realizado na obra.

 

Todo o espaço do pavilhão, assim como o conteúdo exposto, será completamente acessível. As ações de acessibilidade incluem o uso de Libras e dispositivos de audiodescrição. A proposta reflete a política do Novo Museu do Ipiranga, que pretende ter mecanismos de acessibilidade para as diferentes necessidades especiais dos visitantes. A abertura do Observatório da Obra segue as mesmas recomendações de segurança, em relação ao controle da disseminação da Covid-19, que são adotadas pela Universidade de São Paulo, instituição à qual o Museu pertence.

 

No mesmo dia da inauguração, o Museu do Ipiranga, o Sesc São Paulo e o Senac organizam, entre 9h e 17h, um Drive-Thru Solidário para coleta de alimentos não perecíveis destinados à doação, com entrega em esquema de comboio, pela Rua dos Patriotas, em frente à entrada para o Jardim do Museu. Dentro da Ação Urgente contra a Fome, a iniciativa do programa Mesa Brasil disponibilizará uma tenda para coleta de doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, como arroz, feijão, leite em pó e enlatados. Funcionários do Museu e do Sesc estarão à disposição para receber as doações. Para participar, use máscara.

 

Serviço
Observatório da Obra do Novo Museu do Ipiranga
Inauguração: 26 de junho
Entrada: gratuita
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18hO agendamento das visitas deve ser feito via Sympla
Chegada pelo portão da Rua Xavier de Almeida (acesso pelo parque está em obras
O agendamento das visitas deve ser feito via SymplaChegada pelo portão da Rua Xavier de Toledo (acesso pelo parque está em obras
Drive-Thru Solidário
Coleta de doações no Museu do Ipiranga para o Mesa Brasil Sesc
26 de junho, sábado, das 9h às 17h
Rua dos Patriotas, 100 – portão de entrada para o Jardim do Museu
Sistema drive-thru

Obras do Museu do Ipiranga continuam

As obras do Novo Museu do Ipiranga não pararam. Com o objetivo de assegurar a entrega do projeto em 2022, o canteiro de obras e as frentes de trabalho foram reorganizados para continuar funcionando. Com a adoção de protocolos de segurança, que incluem o monitoramento diário das condições de saúde dos trabalhadores, o afastamento dos grupos de risco e o escalonamento das equipes, além do uso e higienização constante dos EPIs, mantiveram-se os trabalhos.

 

A obra é executada em duas grandes frentes: ampliação e restauro do Edifício-Monumento. Na parte da ampliação, as obras já realizaram praticamente toda a movimentação de terra, com o avanço da concretagem das lajes que compõem a nova esplanada. Já na parte de restauro, as ações estão com 70% de avanço, com a finalização das restaurações das Fachadas Sul, Leste e Oeste, e do restauro de portas e esquadrias de madeira.

 

Museu do Ipiranga – USP

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site oficial .

 

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

 

Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novalis.
Fotos: Hélio Nobre

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário