Agenda

No mês do Dia do Índio tem estreia do Projeto Levando Cultura indígena Para Escola

mm
Escrito por Redação

No dia 19 de abril é lembrado o Dia do Índio e a data será lembrada com a estreia do Projeto Levando Cultura Indígena para Escola, iniciativa premiada pelo Edital Seu Dito da Congada lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. O projeto disponibilizará vídeos com a participação de diversos convidados, representantes indígenas que serão exibidos para os alunos por meio da plataforma digital utilizada para as aulas remotas.

O Projeto foi idealizado pelo descendente indígena, Victor Hugo, de apenas 11 anos de idade, mas que já é conhecido nacionalmente como Victor Tapuya Kariri. Nascido em Cotia, o garoto se dedica a divulgar sobre a cultura de seus ancestrais há cinco anos, quando percebeu que dentro de sua escola faltava representatividade indígena. E se dedicou a falar aos colegas, professores e à comunidade histórias que iam além das escritas nos livros sobre os povos indígenas. Seu esforço sempre foi em levar cultura, pois, como ele mesmo diz, cultura é educação.

Por conta da pandemia e suspensão das aulas presenciais, bem como de eventos com presença de público, o projeto para o qual Victor Tapuya Kariri dá voz e rosto foi reinventado. Vídeos foram produzidos e trarão falas muito importantes para a luta e a resistência dos povos originários. As produções contam com a participação especial de Indígenas guaranis da Aldeia Itacupé, Território Indígena do Jaraguá – SP, de Tamikuã Txihi, Wera Popygua, Cris Ará e Eduardo Jeguaká.

Programação Projeto Levando Cultura indígena Para Escola*

Data 16/04/21

E. M Sidrônia Nunes Pires

Convidada: Cris Ará

Tema: O significado, a história e a importância dos artesanatos na vida dos indígenas Guarani, e utilização e importância da mandioca para o seu povo.

Data: 19/04/21

Centro Educacional do Atalaia

Convidada: Tamikuã Txihi

Tema: Ajudando a Natureza a Sobreviver. Apresentação da criação de abelhas sem ferrão na Aldeia Itacupé. A importância desta criação, não só os povos indígenas, mas para que a humanidade cuide da Terra, da Natureza.

Data: 21/04/21

Centro Educacional da Granja Carolina

Convidada: Tamikuã Txihi

Tema: A importância de reflorestar – quais os benefícios que isso nos traz.

Data 23/04/21

E. M Joaquim Pereira da Silva

Convidado: Wera Popygua (liderança da Aldeia Itacupé).

Tema: Luta para preservar a língua, o Território e a Cultura do seu Povo.

Data: 26/04/21

E.M João Luís Montanheiro

Convidado: Eduardo Karaí Jeguaká

Tema: História Indígena de Cotia. Arte utilizando o bambu como matéria-prima.

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário