Cinema Délia Costa

Novidades desta semana no Petra Belas Artes à la Carte

Escrito por Délia Costa

Petra Belas Artes à la Carte nos informa as novidades para esta semana!

Javier Bardem em Antes do Anoitecer com atuação indicada ao Oscar; comédia com Humphrey Bogart; longa raro de Milos Forman

Escolha o seu filme e assista pela internet.

Antes do Anoitecer  (Before Night Falls)

 

Javier Bardem teve uma uma indicação ao Oscar 2001 de Melhor Ator, pela sua espetacular interpretação do poeta e romancista cubano Reinaldo Arenas (1943-1990). O ótimo elenco conta ainda com as sensacionais participações de Sean Penn, Johnny Depp, Michael Wincott e Olivier Martinez.

Sinopse:
Após ser educado com a Revolução Cubana e premiado nacionalmente por seu trabalho, o escritor Reynaldo Arenas termina sendo preso e, posteriormente, exilado de seu país-natal. O longa aborda a vida de Reynaldo Arenas, desde sua infância pobre até seu exílio em Nova York, passando pelo horror e preconceito sofrido ainda em Cuba, pelo fato de ser homossexual.

Trailer:

Ficha Técnica:
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Javier Bardem, Johnny Depp, Olivier Martinez
Gênero: cinebiografia
País: EUA/México
Ano: 2000
Aonde assistir: Petra Belas Artes A La Carte

O Diabo Riu por Último (Beat the Devil)

Com roteiro coescrito por Claud Cockburn, em adaptação de romance dele próprio, em parceria com John Huston e com o grande escritor Truman Capote, o mesmo de “Bonequinha de Luxo” e “A Sangue Frio”. Foi o próprio Humphrey Bogart, ator e produtor do filme, que escolheu John Huston para dirigir. Huston, por sua vez, queria Lauren Bacall, com quem Bogart era casado, para fazer par com ele, mas a atriz estava comprometida com as filmagens de “Como Agarrar um Milionário”. O elenco estelar reúne ainda Jennifer Jones, a italiana Gina Lollobrigida, e Peter Lorre, o icônico ator de “M, o Vampiro de Dusseldorf”, clássico de Fritz Lang. Este foi o quinto e último filme que Humphrey Bogart faria com Peter Lorre. Os outros quatro foram: “Relíquia Macabra”(1941), “Casablanca”(1942), “Balas Contra a Gestapo”(1942) e “Passagem Para Marselha”(1944).

Sinopse:
Uma quadrilha criminosa de atuação internacional une-se a um casal de golpistas, e partem todos para a África. Lá, usando a desculpa de que são vendedores de aspiradores de pó, eles tentam se apropriar de terras que supostamente têm uma grande quantidade de urânio, mesmo objetivo de um outro casal.

Trailer:

Ficha Técnica:
Diretor: John Huston
Elenco: Humphrey Bogart, Gina Lollobrigida e Jennifer Jones.
Gênero: comédia
País: EUA
Ano: 1953
Aonde assistir: Petra Belas Artes A La Carte

O Baile dos Bombeiros (Horí, má panenko)

Do grande diretor Milos Forman, indicado ao Oscar 1969 de Melhor Filme Estrangeiro, foi o primeiro filme colorido do diretor, e, no ano de seu lançamento, foi proibido pelo regime comunista na Tchecoslováquia. O longa entrou para o famoso livro “1001 filmes que você deve ver antes de morrer”, de Steven Schneider.

Sinopse:
O Corpo de Bombeiros de uma pequena cidade da então Tchecoslováquia realiza uma grande festa em celebração ao aniversário de 86 anos de um antigo chefe do departamento. Toda população comparece, mas uma série de acontecimentos inesperados impede que o evento seja considerado um sucesso.

Trailer:

Ficha Técnica:
Diretor: Milos Forman
Elenco: Jan Vostrcil, Josef Sebánek e Josef Valnoha.
Gênero: comédia
País: Tchecoslováquia/Itália
Ano: 1967
Aonde assistir: Petra Belas Artes A La Carte

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário