Colunistas Délia Costa Provocações

O Dilema das Redes

Escrito por Délia Costa

Faça uma busca sobre um termo qualquer no Google do computador da sua casa. Depois faça a mesma busca no Google no computador de um vizinho. Note que as respostas são diferentes. Por que será? Será que você e seu vizinho vivem em mundos diferentes?

Essa é uma das questões que ex-altos funcionários do Google (Tristan Harris, Joe Toscano, Justin Rosenstein), Facebook (Sandy Parakilas, Tim Kendall, Justin Rosenstein, Roger McNamee), Twiter (Jeff Seibert, Alex Roetter), Youtube (Guillaume Chaslot) Instagram (Bailey Richardson), Apple(Lynn Fox), Firefox & Mozilla (Aza Raskin) tentam responder.

Não perca!

Provocação: você vive as redes ou nas redes?

Trailer:

Ficha Técnica:

O dilema das redes – the social dilemma

Diretor: Jeff Orlowski
Redatores: Davis Coombe, Vickie Curtis, Jeff Orlowski
Elenco: Elenco: Tristan Harris, Jeff Seibert, Bailey Richardson, Joe Toscano, Sandy Parakilas, Guillaume Chaslot, Lynn Fox , Aza Raskin , Alex Roetter, Tim Kendall, Justin Rosenstein, Randy Fernando, Jaron Lanier, Roger McNamee
Ano: 2020
País: EUA

Aonde assistir: Netflix

Abaixo colocamos o link de uma palestra de um dos participantes do filme. Caso não tenha tempo de assistir a todo o filme, assista a este TED que ele tem muitas informações importantes:

https://www.ted.com/talks/jaron_lanier_how_we_need_to_remake_the_internet?language=pt-br

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário