Geni Albuquerque Jardinagem

Paisagem

Escrito por Geni Alburquerque

Se o conceito partir do meu ponto de vista, apenas o que eu quero avistar.
Simples!
Abra uma janela ou uma porta pensando nas cores que te fazem bem.
Não conseguiu porque tem muitas coisas feias e desagradáveis no caminho?
Fácil!
Enumere tudo o que precisa desaparecer da frente de seus olhos.
Mais fácil, impossível!
Este pode vir a ser o seu primeiro “jardim”.
Acredite, somos perfeitamente capazes de construir uma paisagem.
Prontos?
Ok!
Vamos para a parte prática?
Se o seu horizonte for estreito, baixo ou alto em relação ao imóvel próximo e o piso estreito e impermeabilizado, você pode substituir a parede do vizinho que você visualiza toda vez que abre uma janela por uma cortina florida a partir de sua própria laje ou telhado.
Tem algum espaço para arbustos naturalmente verticais, árvores de pequeno porte com copa compacta ou palmeiras?
Você não faz ideia das possibilidades que este espaço oferece…
É possível que você prefira se sentar no local de que mais gosta em sua casa e daí imaginar, já não apenas as cores, como também formas, texturas, aromas, sabores…
Também é provável que você queira diferenciar seu negócio, tal como fizeram alguns, adaptando o imóvel e preservando jardins, valorizando o estilo “granjeiro de viver e consumir”.
Ou, de repente, você tem espaço “sobrando” como um “gramadão” que você nunca pisa, tipo “campo de futebol” usado apenas de vez em quando…
Ou ainda, galpões fustigados pelos ventos, visualmente áridos que poderiam agregar elementos estéticos e ao mesmo tempo, ambientais, tornando-os adequados para outras atividades, muito além do simples armazenamento…
E tem pomar?? Parabéns! Você pode transformá-lo em um “Bosque particular” e quando voltar da poluição ao redor, respirar profundamente, porque poderá usufruir da oportunidade de construir uma paisagem mais complexa à sua volta purificando o ar naturalmente.
Entretanto, se você não tem tanto espaço assim, imagine o efeito multiplicador quando seus vizinhos incorporarem a prática da jardinagem, compondo um mosaico em que todos usufruem de qualidade de vida.
Acabou de chegar ou herdou uma área e não vê a hora de derrubar todas as árvores para que seu projeto comece do “zero”?
Permita-se conhecer o que existe em seu lote e sobretudo sua importância para o meio ambiente e sua própria qualidade de vida, propondo um projeto diferenciado, portanto, com tendência a valorização por ressaltar a preservação de nosso bioma regenerado a partir da biodiversidade.
O que você vai dar como estrutura para se desenvolver diante de seus olhos, será o nosso ponto de partida!
Prontos??????????????
Ainda não!?!?!?
Escolha um local sub utilizado, de preferência aquele que na prática não serve para nada, mas que recebe luz natural durante a metade do dia ou talvez, de sombra, a outra metade do dia, com uma torneira próxima. Este mesmo local poderá abrigar ferramentas e nutrientes de que seu jardim irá precisar.
Durante o inverno, a maior parte das plantas já entrou no período de dormência.
Em outras palavras, a hora é de observar, conhecer e de aprender, não de plantar, contudo, se você já tem um jardim, agora é hora de cuidar dele.
jardim 2Selecione recipientes leves para que você possa dar mobilidade ao seu futuro jardim, isto é, poderá testar a melhor combinação entre diversas espécies de plantas que podem vir a agradar seus olhos e cumprir suas funções.
De quantos você vai precisar?
Comece com apenas um e pode ser aquele vaso que você já tem e que atravessou gerações, como qualquer recipiente reciclável, sendo a única exigência, um furo para permitir a drenagem do mesmo.
Para aqueles que já possuem um jardim, observe-o com muita atenção para poder diagnosticar o que de fato, incomoda.
Este “protótipo” de jardim será capaz de trazer algumas espécies da avifauna que serão beneficiadas e que para poder compartilhar de sua companhia dispersarão sementes, ampliando possibilidades.

Tenho a certeza de que agora estamos prontos para começar um novo desafio!

Vem comigo!

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário