Agenda

Programação MIS semana de 7 a 13/09

Escrito por Délia Costa
Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Museu da Imagem e do Som apresentam #MISemCASA: Passe a semana junto ao MIS

Literatura é destaque do #MISemCASA desta semana, com encontro com o escritor Richard Zimler e sarau de poesia em parceria com a PUC-SP. A programação traz também mais uma edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise, que debate o longa Rede de ódio (foto em destaque), e exibição de A hora da estrela, de Suzana Amaral, no Bate-papo de Cinema Pontos MIS.

A versão digital da exposição sobre Leonardo da Vinci, que traz realidade aumentada e lives exclusivas com educadores, é outro destaque que você pode conferir de casa.

A programação pode ser acessada no canal do MIS no YouTube (não deixe de ativar o lembrete!) e todas as lives ficam disponíveis por lá também. Os ingresso para a exposição também  estão à venda.

Ao vivo!

Segunda, às 17h – Sarau do Grito

Em parceria com a PUC-SP, o MIS realiza, ao vivo, o Sarau do Grito, que conta com a curadoria de Frederico Barbosa – poeta, crítico literário, professor de literatura e diretor da Casa das Rosas. Do simbólico Grito do Ipiranga, celebrado neste feriado, caminhamos para o grito de 18 poetas contemporâneos que dão intensidade e tempero à linguagem por meio da declamação ao vivo de seus poemas. A programação integra o #poesianapuc e apresenta uma pequena fatia do que se faz na poesia brasileira hoje. Assista ao vivo no canal do You Tube TV PUC e MIS.

 Terça, às 18h30 – Masterclass com Cristina Amaral

Realizada pela Mostra Ecofalante de Cinema, em parceria com a Spcine e com o apoio do MIS, acontece a masterclass com Cristina Amaral, montadora com mais de 60 obras cinematográficas em seu currículo. Ela assinou a montagem de filmes de diversos diretores, como Carlos Reichenbach, Guilherme de Almeida Prado, Edgar Navarro e Andrea Tonacci, com quem criou em 1997 a Extrema Produções Artísticas, que mantém até hoje. Entre os principais trabalhos, estão Serras da desordem (2006) e Falsa loura (2007).

Faça a inscrição gratuita por meio deste link (vagas limitadas).

Terça, às 20h – Ciclo de Cinema e Psicanálise

© Fot Jaroslaw Sosinski

 

O longa Rede de ódio (Hejter, dir. Jan Komasa, Polônia, 2020, 136 min, 18 anos, disponível na Netflix), que ganhou o prêmio de melhor filme internacional no Festival de Cinema de Tribeca, tem como protagonista um rapaz especializado em destruir reputações nas redes sociais. Ele é debatido pela psicanalista Rahel Boraks e pelo jornalista Rogério Simões, com mediação de Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP. Participe do bate-papo.

Sábado, às 18h  – Bate-papo de Cinema Pontos MIS

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta o longa nacional A hora da estrela (dir. Suzana Amaral, 1985, Brasil, 96 min, 12 anos), estreia de Suzana Amaral na grande tela e adaptação de uma das maiores obras de Clarice Lispector. Na sequência, acontece debate com Sandra Nunes (pesquisadora, professora da FAAP e organizadora do Festival Internacional de Documentários de Melgaço/Portugal) e Julio Witer (agente do projeto Cineclube Spcine). A mediação é de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU,Tisch School of the Arts). Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível de quinta a sábado, basta preencher um cadastro neste link.. Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h no  canal do MIS no YouTube.

Domingo, às 17h – MIS Ex-Libris

A terceira edição do MIS Ex-Libris, programa do Museu que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e novos suportes tecnológicos, apresenta um encontro com o escritor norte-americano, naturalizado português, Richard Zimler, autor de Último cabalista de Lisboa. Participam da conversa José Luiz Goldfarb, curador do MIS Ex-Libris, e a crítica literária e escritora, formada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, Helena Vasconcelos. Participe do bate-papo..

+ Cinema

Quinta, a partir das 20h – Cinema de Acervo

Na mostra Sétima Arte, os curtas selecionados do Acervo MIS apresentam um pequeno retrato da composição de linguagens que é o cinema. Grandes são os desertos… (dir. Marily da Cunha Bezerra, 1990, Brasil, 8 min, livre) traz para a tela a angústia e a solidão da poesia de Álvaro de Campos; God Jokes: a arte de Abdul Mati Klarwein (dir. Adelino dos Santos Abreu, Brasil, 1981, 30 min, livre) apresenta esse artista francês que teve muitas de suas obras estampando capas de discos musicais; por fim, Titãs da pintura (dir. Primo Carbonari, Brasil, 1974, 10 min, 10 anos) revela o rico e vasto acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Assista aos filme.

Cursos

Cursos online

Dedique duas horas durante quatro dias para aprimorar seus conhecimentos ou apenas pelo puro prazer de novas descobertas.
O MIS oferece cursos online (pelo Zoom) práticos e teóricos nas áreas de cinema, fotografia, música, história da arte, escrita, cultura geek, entre outras. Há novos cursos e novas turmas com inscrições abertas. Conheça as opções e inscreva-se! 

MIS Experience | Leonardo da Vinci Digital

MIS Experience12_crédito Rosângela Cinthia_MIS

A exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio ganhou uma versão digital. No ambiente online, será possível passear por todas as áreas da exposição, incluindo a sala imersiva Sensory4™, com imagens em 360 graus, em uma imersão completa com experiências em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, além de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do artista renascentista. Lives exclusivas com a equipe do Educativo completam a experiência.
A exposição digital Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio tem o patrocínio de Cielo e Sabesp.
Os ingressos custam R$20 e dão direito a 24 horas de uso da plataforma a partir do primeiro acesso.

Saiba todos os detalhes e adquira o seu.

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário