Cultura e lazer

Passe a semana com o MIS: 31/08 a 06/09

Escrito por Délia Costa
Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Museu da Imagem e do Som apresentam #MISemCASA: Passe a semana junto ao MIS

Especial Jovem Guarda, resgate da geração de cineastas paulistas dos anos 1980, cursos incríveis a preços camaradas e nova exposição virtual sobre Leonardo da Vinci são os destaques de mais uma semana de programação online mais do que especial do #MISemCASA e do #ExperienceEmCasa!

A programação pode ser acessada no canal do MIS no YouTube (não deixe de ativar o lembrete!) e todas as lives ficam disponíveis por lá também.  Os ingresso para a exposição estão à venda

Ao vivo!


Sábado, às 18h. Bate-papo de Cinema Pontos MIS

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado Café com canela (dir. Glenda Nicácio e Ary Rosa, Brasil, 2017, 102 min, livre) em parceria com a distribuidora Rosza. É possível assistir gratuitamente ao filme de 03 a 05/09 inscrevendo-se neste link   e acompanhar a conversa com parte da equipe do filme: os diretores Glenda Nicácio e Ary Rosa, o diretor musical Guilherme Maia e a atriz Aline Brune. A mediação é de Leandro Afonso (professor, pesquisador, crítico e cineasta). O filme se passa no Recôncavo baiano e fala sobre transformações marcadas por novas amizades e reminiscências de antigos amores.

Assista ao vivo no YouTube do MIS.

Domingo, às 17h #CineCiência

O projeto que apresenta debate sobre filmes com especialistas em diversas áreas da ciência realiza mais uma edição ao vivo para o #MISemCASA, programação online do Museu da Imagem e do Som. O filme Interstelar (dir. Christopher Nolan, EUA, 2014, 169 min, 10 anos, disponível no GooglePlay e no Now), que mostra momentos de aflição do planeta Terra em busca de outro local no universo para seguir existindo, é debatido pela física espacial Ale Pacini e pelo físico Rodrigo Parreira.
A mediação é de José Luiz Goldfarb, curador do projeto.

Assista ao vivo no YouTube do MIS.

+ Cinema

Segunda, a partir das 20h – Memória do Cinema

O programa Memória do Cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro. Neste episódio, o MIS apresenta uma edição especial do depoimento da cineasta Ana Carolina realizado em 1989, que conta sobre seus estudos de cinema, os primeiros trabalhos como documentarista e os principais longas de ficção que dirigiu, que incluem a trilogia sobre a relação do feminino com a sociedade: Mar de rosas (1977), Das tripas coração (1982) e Sonho de valsa (1987).    Assista ao vídeo.

Terça, a partir das 20h – Cinema Paulista Já!

O programa Cinema Paulista Já! aconteceu em 2018 e buscou mostrar como o cinema paulista se renovou a partir de uma geração de cineastas que fizeram seus primeiros longas-metragens nos anos 1980. Para a programação #MISemCASA, apresentamos o bate-papo que aconteceu na abertura da mostra completa dos longas produzidos por André Klotzel, que falou na ocasião sobre sua trajetória – que se iniciou como estagiário em produções da Boca do Lixo –, passou pelo processo de criação de filmes como Reflexões de um liquidificador até chegar a seus novos projetos. Assista ao vídeo.

Quinta, a partir das 20h – Cinema de Acervo

Conheça curtas e médias-metragens nacionais dos anos 1980 e 1990 presentes no Acervo MIS. Nesta semana, o recorte Retratos do Brasil apresenta os curtas Pedreiros, pintores e serventes (dir. Marcos Rogatto, Brasil, 1996, 15 min, livre), sobre migrantes do Norte e do Nordeste do Brasil que lutam para sobreviver em São Paulo; João sem terra, quem tem medo da Reforma Agrária (dir. Tatiana Calvo Barbosa, Brasil, 1987, 13 min, livre), vídeo cordel sobre ocupação de terras no Pontal do Paranapanema; e Sobras e civitas (dir. Agilson Araújo, Brasil, 1992, 21 min, livre), sobre uma mãe e seus filhos em meio às dificuldades de viver em situação de rua. Assista ao vídeo.            

Música

Quarta, a partir das 20h
Notas Contemporâneas

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro. A edição Especial Jovem Guarda, sobre esse movimento que tem seu aniversário celebrado em agosto – com a estreia do programa de televisão Jovem Guarda exibido pela TV Record de 1965 a 1968 em São Paulo, apresentado por Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos –, reúne depoimentos de diversos compositores e intérpretes que comentaram suas influências e passagens por um dos movimentos musicais mais brasileiros e internacionalmente reconhecidos. Entre os destaques, estão Wanderléa, Jerry Adriani, Martinha, Eduardo Araújo, Luiz Ayrão e Sérgio Reis.   Assista ao vídeo.

Cursos


Cursos online

Dedique duas horas durante quatro dias para aprimorar seus conhecimentos ou apenas pelo puro prazer de novas descobertas.
O MIS oferece cursos online (pelo Zoom) práticos e teóricos nas áreas de cinema, fotografia, música, história da arte, escrita, cultura geek, entre outras. Há novos cursos e novas turmas com inscrições abertas.

Conheça as opções e inscreva-se! 

 MIS Experience | Leonardo da Vinci Digital

A exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio ganhou uma versão digital. No ambiente online, será possível passear por todas as áreas da exposição, incluindo a sala imersiva Sensory4™, com imagens em 360 graus, em uma imersão completa com experiências em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, além de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do artista renascentista.

A exposição digital Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio tem o patrocínio de Cielo e Sabesp.Os ingressos custam R$20 e dão direito a 24 horas de uso da plataforma a partir do primeiro acesso.

 Saiba todos os detalhes e adquira seu ingresso.

Siga o MIS nas redes sociais!
Facebook Twitter Instagram Youtube Spotify Website

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário