Meio ambiente Mundo Território

Plantio Global 2019 na Granja Viana: Cotia e Carapicuíba

Escrito por admin

O Transition Towns Granja Viana, – TGV – promoveu no dia 17 de março, domingo, pelo segundo ano consecutivo, o Plantio Global em nossa região.

Este ano, o TGV, como grupo articulador da ação, assumiu o desafio de promover o plantio em Cotia e em Carapicuíba, simultaneamente.

O Plantio Global é uma iniciativa comunitária e participativa de caráter pedagógico pela valorização das árvores e dos seus benefícios para todas as formas de vida, através da experiência do plantio simultâneo, com o propósito de agregar sensibilização, conscientização e educação ambiental.

Cotia e Carapicuíba tiveram suas ações pontuadas no mapa de todas as ações mundiais ao plantarem no mesmo dia e horário, em prol de “Nossa Casa Comum”- o Planeta Terra.

Mais de 100 municípios brasileiros, inclusive de outros países, participaram do Plantio Global, os plantios realizados em Cotia e Carapicuíba se destacaram pela inauguração do 1º Corredor Verde para Polinizadores da Região Oeste.

Em Cotia, o plantio aconteceu na Praça Carlos Alberto Tambosi, localizada no início da Avenida João Paulo Ablas, Jardim da Glória e foi realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária e Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cotia; apoio da Associação Amigos do Parque CEMUCAM; Rotary Club Cotia Granja Viana; CONSEG Granja Viana; Ciclotia; Center Stage; Biomix; Site da Granja e Acampamento dos Pumas.

Secretário do Meio Ambiente de Carapicuíba

Em Carapicuíba, a ação se deu em parceria e realização com o CES – Centro de Educação para Sustentabilidade Carapicuíba, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Carapicuíba e Associação São Joaquim.

Em Cotia, foram plantadas 20 mudas de espécies arbóreas nativas melíferas de Mata Atlântica e contou com atividades de sensibilização e educação ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente realizou a doação de mudas arbóreas e a Secretaria de Saúde, representada pela Secretária Adjunto de Saúde, Ângela Maluf, em comemoração ao mês da mulher, promoveu ações de conscientização e promoção da saúde da mulher, além de aula de zumba realizado pela Cia. de Dança Center Stage.

Foi um evento bem animado, marcado pela alegria e zelo com as espécies plantadas, onde todos os participantes se comprometeram a acompanhar o desenvolvimento das mudas.

Em Carapicuíba, em parceria e realização com o CES – Centro de Educação para Sustentabilidade, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Carapicuíba, o Plantio Global aconteceu no canteiro central da Avenida São Camilo, 968, em frente ao CES – Carapicuíba e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental, com o foco na polinização.

As duas ações inauguraram o 1º Corredor Verde para Polinizadores da região Oeste. Espécies arbóreas nativas de Mata Atlântica (floríferas,frutíferas e melíferas) foram especialmente selecionadas para atraírem espécies polinizadoras e pássaros, conectando as mudas plantadas na Av. São Camilo e na Av. João Paulo Ablas, formando o Corredor Verde para Polinizadores com o Parque CEMUCAM.

Este projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de abelhas no mundo, tais como as realizadas na Grã Bretanha e em Oslo, capital da Noruega, que impulsionou a “rodovia das abelhas”, com espécies melíferas.

Ambas as ações integradas colaboraram na concretização e localização de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O evento em Carapicuíba contou com a presença do secretário do meio ambiente e sustentabilidade Airton Battata, além do plantio de mudas, os participantes tiveram oficinas de trocas de sementes, exposição de acervo de cobras, aranhas e escorpiões com orientações preventivas, Cine Sala Verde, Circuito CES (trilha, viveiro, orquidário e horta), cultivo de orquídeas, oficina de bombas de sementes, contação de histórias, confecção das plaquinhas que identificaram as mudas e piquenique colaborativo.

O TGV – Transition Towns Granja Viana – nasceu em 9 de junho de 2009, e sua essência está em seu nome: Cidades em Transição. As iniciativas do movimento pretendem implementar ações necessárias de curto, médio e longo prazos para enfrentar as mudanças climáticas e o pico do petróleo. Mas vai além: cultivar e fortificar a vida comunitária, ter uma vida mais sustentável, repensar a maneira de consumir, resgatar a sabedoria do passado, rever todos os processos do nosso dia a dia. Trazer mudança de paradigmas com alegria, prazer e diversão.

O Transition cria, executa e celebra e também renova, repensa e refaz.
Como uma teia ativa e criativa, vem mudando as relações no bairro, dando um grande exemplo às comunidades, daqui e no mundo!
Conheça e participe! Maiores informações em transitiongranjaviana@gmail.com

A proposta apresentada pelo Transition Granja Viana às duas secretarias de meio ambiente é de continuidade do projeto de Corredor Verde para Polinizadores e garantia de manutenção das espécies plantadas.

Maiores informações: plantioglobaltgv@gmail.com

Texto e fotos: Site da Granja

Sobre o autor

admin

Deixe um comentário