Arte Colunistas Heloísa Reis

Porque amamos o CEMUCAM

mm
Escrito por Heloísa Reis

“Muita sombra, frescor da mata, pontos com churrasqueira, banheiros limpos, segurança.  Estacionamento no local. O legal é que não tem vendedores ambulantes, ótimo para descansar fazer meditação e pedalar. Você pode levar sua bicicleta ou alugar uma no portão de entrada. Pode levar seu cachorro para passear, mas preso na coleira…”

Esse depoimento de um usuário, publicado no site do Cemucam*, resume a diversidade de usos e os benefícios amplos que o parque oferece para toda a região!

Sim, este parque público que se localiza em Cotia, é mantido pela Prefeitura do Município de São Paulo e nasceu dedicado à prática do campismo. Hoje, nele treina-se corrida, faz-se caminhadas saudáveis, leva-se crianças para brincarem no playground, adolescentes praticam skate, muitos idosos sentam-se entre as árvores e praticam a divina arte da contemplação. A beleza é plena!

Árvores centenárias e uma grande diversidade de pássaros proporcionam o prazer do contato com a natureza curadora. O viveiro Harry Blossfeld, parte importante do Cemucam, fornece mudas de árvores nativas de grande porte para todo o município paulista enquanto animais silvestres encontram morada e circulam em seus bosques de forma protegida, contribuindo para a harmonia ambiental de todo o entorno.

Já foi palco, na “Virada Sustentável” de 2015, de uma instalação performática do grupo ArteJunto – braço do Transition Granja Viana – que, além de celebrar sua exuberante natureza, pedia atenção para com as medidas públicas necessárias para a criação de um corredor ecológico ligando o parque a outras importantes áreas preservadas como Morro Grande e Serra do Japi.

Por um Corredor Ecológico. Instalação performática. Grupo ArteJunto.2015.

 

As instalações e facilidades do Parque, são simples mas, frequentemente,  limpos e mantidos com os recursos disponíveis; há estacionamento interno, e espaços para piqueniques e churrasqueiras que são um regalo para muitas famílias, oferecendo a oportunidade de confraternização nos finais de semana.

A ciclovia – instalada em lugar específico –  é muito valorizada e muito bem cuidada pelos ciclistas. Sua característica técnica no circuito arborizado de 7,5 km é celebrada por todos e vem sendo utilizada para inúmeras competições internacionais no setor de Mountain Bike.

Sim, o parque é um patrimônio social, de lazer e de vários outros esportes. Precisa sempre receber nossa atenção carinhosa para que continue a ser um lugar seguro de comunhão com a natureza e com a vida saudável.

Nós, a população, amamos o Cemucam e vamos continuar a usá-lo em busca de harmonia, convivência e saúde, com o congraçamento de todas as atividades possíveis de forma segura, com todos os cuidados necessários.

 

*Parque Cemucam

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5735

R. Mesopotâmia, s/n – Jardim Passárgada, Cotia – SP, 06712-10

Abre às 06h00 e fecha às 18h00, todos os dias, com controle de entrada e saída.

Convém certificar-se das regras e horários durante a pandemia.

Telefone(11) 4702-2126

AdministraçãoSVMA

 

.

Sobre o autor

mm

Heloísa Reis

Artista visual e arte-educadora, pesquisa a linguagem da arte contemporânea e sua importância enquanto instrumento de transformação. “Pinta e borda”, constrói objetos e gosta de ler e escrever. Atua em grupos como MDGV, Transition da Granja e Grupo ArteJunto procurando aprender com eles a arte de refletir a cidadania.
www.encontrosheloisareis.blogspot.com

Deixe um comentário