Luta de egos, dia desses ouvi uma analogia que fez muito sentido e com ela vieram outras inúmeras observações.
Por que comemos ovo de galinha sendo que o do pato é mais nutritivo? Antes que pense em valor ou algo semelhante, é uma analogia para pensar no lado comportamental, com ela paramos para ver como existem pessoas que necessitam de holofotes e fazem de tudo para ficar em evidência.
Batalha de egos, é assim que me sinto ao observar as movimentações, parece que um quer contar uma história ou vivência melhor que o outro, as pessoas passam a atropelar umas às outras e algumas pessoas passam a ficar cada vez mais silenciosas apenas observando, uma batalha como essa é exaustivo para alguns e um laboratório para outros.
Engraçado se não fosse trágico, pois em uma sociedade que o aparente vale mais do que o real, isso torna tudo mais vazio e supérfluo.
Particularmente acredito que pessoas assim afastam as de verdade e isso dificulta até mesmo relações ou o famoso match.
Com o passar do tempo passamos a não fazer questão de certas relações ou convívios e pessoas assim acabam cansando aqueles que são diferentes, afinal existem batalhas que não fazem sentido para todos e é natural ficarmos com aqueles que façam reais sentidos para nós.
Quando observamos um grupo, muitas vezes conseguimos identificar quem é quem e é possível perceber os movimentos do olhe eu aqui x me deixa na minha, poderia dizer que é em lugares específicos que encontramos esse tipo de situação, mas não, é possível encontrar no mundo corporativo, famíliar, escolar ou qualquer outro meio.
Vivendo e aprendendo é o que dizem, vamos aprendendo a lidar ou até mesmo retirando comportamentos que de certa forma ‘’abominamos’’ no outro. Com o tempo passamos a ser apenas telespectadores e encontrando aqueles que fazem sentido para quem nos tornamos ou façam parte do nosso processo.
Pode ser que você esteja perguntando “Tá e qual a analogia do pato e da galinha?”, bom até eu ouvir ela não tinha pensado por esse lado, mas a galinha quando bota um ovo ela faz aquele barulho para que todos notem e já o pato não.
Deixe um comentário