Meio ambiente Território

Carapicuíba lança WhatsApp Denúncia para fiscalizar descarte irregular de entulho

Escrito por Redação

Na quarta-feira, 2, a Prefeitura lançou a campanha “Fiscal do Entulho”. Agora, por meio do WhatsApp Denúncia, o morador de Carapicuíba pode ajudar no combate ao descarte irregular de entulho em locais públicos.

Funciona da seguinte forma: quem flagrar alguém jogando entulho em via pública, deve gravar ou tirar foto da placa do veículo e mandar junto com informações do infrator para o WhatsApp: 94126-4022.

A pessoa que faz o descarte irregular pode ser multada. A penalidade varia de acordo com a quantidade de material despejado e pode passar de R$ 9.000,00.

Vale ressaltar que todos os dias as equipes de retirada de entulho, cata-treco e limpeza geral saem às ruas para executar os serviços de zeladoria, mas infelizmente algumas pessoas ainda fazem o descarte irregular nas vias do município. Ao todo, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Municipais retiram das ruas cerca de 3 mil toneladas de entulho por mês.

“Vamos contar com a ajuda da população para manter nossa cidade limpa. Nós realizamos campanha de conscientização, criamos seis Ecopontos e, mesmo assim, ainda há aqueles que continuam sujando as ruas e calçadas. Por isso, é muito importante essa Lei, que permite a autuação por meio de foto e vídeo”, afirma o prefeito Marcos Neves.

Ecopontos
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado.
Horário de recebimento de materiais: 8h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira
No sábado é das 8h30 às 11h30

– Ecoponto Jandaia – Estrada do Gopiúva, 1557 – Pq. Jandaia
– Ecoponto Santa Brígida – Rua Peruíbe, 4 – Telefone 4186-2668
– Ecoponto Veloso – Avenida Jatobá, 576 – Telefone: 4167-6806
– Ecoponto e Regional Cohab – Avenida Brasil, 292 – Telefone 4184-1179
– Ecoponto Aldeia – Rua José Ailton de Camargo, 75 – Telefone 4184-3867
– Ecoponto Ariston – Av. Comendador Dante Carraro, 333 – Tel: 4183-6864

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

9 Comentários

  • Gostei da ideia de punir esse infrator sujos e lanço também uma punição aos que sentam acima dos bancos do ponto de ônibus, aí vem uma idosos que vai ao médico e sem observar suja sua roupa. Gostaria que fosse observado esta ideia Vivaldo

  • A prefeitura devia lançar um aplicativo que multasse os motoristas mal educados que não param nas faixas de pedestres. Ô cidadezinha pra ter motoristas sem educação…

  • Antes de fazer um projeto de denúncias de descarte de entulho. O próprio prefeito deveria limpar a sujeira que fez. Que na verdade nós (cidadãos quando votamos) que pagamos nossos impostos . Muito bom a iniciativa mas devemos olhar para o nosso traseiro. Olhar o erros dos outros é fácil. Mas quando o erro é de autoridade fecham o olho . Dando somente uma nota. Agora quando o erro é pessoas cidadãs devemos pagar com multas ou perdas..

  • O problema é que nem todo mundo tem condições de levar o material a ser descartado no ecoponto! Alguns anos atrás Barueri tinha um serviço de retirar ( não sei se ainda tem) o entulho! Um caminhão passava em um determinado dia e recolhia!
    A prefeitura de Carapicuíba também teve uma iniciativa parecida você ligava ou ia pessoalmente e eles agendavam uma data para retirar o material, mas a única vez que precisei estou esperando eles ligarem desde 2017, mas foi só menos uma bela ideia.

  • Porque a prefeitura não colocar um serviço de coleta de entulho na cidade, em dia e horário específico, ao invés de querer arrumar mais uma forma de pegar dinheiro. Oferece o serviço, aí sim depois aplica multa. FICA A DICA

Deixe um comentário