Meio ambiente Território

Prefeitura inaugura programa de coleta seletiva nas escolas da Cohab

Escrito por Redação

A Prefeitura de Carapicuíba, em parceria com a Enel, inaugura um programa de coleta seletiva que envolve as escolas da rede municipal. O plano piloto soma 10 unidades do bairro da Cohab. São 9 pré-escolas e uma de Ensino Fundamental, somando cerca de 3 mil alunos.

A criança é orientada para, com os pais, separar o material reciclável em casa e trazer para a escola. Papel, plástico, metal ou vidro, são pesados separadamente por uma equipe da própria escola: “o maior compromisso do programa é a preservação do meio ambiente, mas esse material que a criança ou os pais trazem para a escola resulta em um desconto na conta de luz”, comenta a Secretária de Educação Lilian Braga, “quanto mais material trouxer, maior o desconto”.

Cada criança tem seu próprio cartão, com identificação e o número da fatura de energia elétrica. “A criança traz o material reciclável e, ao pesar, apresenta o cartão para obter o respectivo abatimento na fatura. Isso de acordo com o valor e o peso de cada material”, explica Solange Mello, representante da área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.

Para o prefeito Marcos Neves, o programa pioneiro no país se apresenta como alternativa para o descarte de resíduos: “a coleta seletiva reforça a consciência de preservação do meio ambiente e reduz as cargas de caminhões para os aterros sanitários”, explica, “daí o nosso empenho em estender o programa para toda a rede municipal de ensino”.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário