Educação Redação

Professores têm a oportunidade de colocar em evidência seus projetos

Escrito por Redação
  Iniciativas desenvolvidas em todos os níveis da Educação Básica ganham espaço no Prêmio Professor Transformador, que já está com inscrições abertas para a edição de 2021

Valorizar o protagonismo do professor entre os agentes responsáveis pela promoção de uma Educação Transformadora é um dos objetivos do Prêmio Professor Transformador, que já recebe inscrições para a edição de 2021. A iniciativa, realizada em conjunto pelo Instituto Significare, Base2edu e Bett Educar, é a oportunidade que os educadores de todo o País têm para colocar em evidência projetos realizados no ambiente escolar e cujos impactos possam ser observados além dos seus limites. As inscrições podem ser feitas acessando o site significare.org.br/premio

Essa relação foi constatada nos mais de 1.200 projetos inscritos para a primeira edição do Prêmio, dentre os quais os quatro escolhidos como vencedores, representando cada um dos níveis do Ensino Básico. Em Piraju (SP), por exemplo, o projeto “Códigos da Cidade”, coordenado pelo Professor Alberto Rodrigues, chamou a atenção dos alunos para a importância de iniciativas que colaborem para a preservação do meio ambiente, resultando inclusive na coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em apoio à construção de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município. A iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental I.

Em São Paulo (SP), o projeto “Clube da Luta”, coordenado pela Professora Flávia Arante e vencedor do Prêmio na categoria Ensino Médio, abriu espaço para que as alunas pudessem compartilhar suas experiências de vida, expectativas, inseguranças e outros assuntos sobre os quais, muitas vezes, não conseguiam falar em suas casas, devido à pouca abertura para o diálogo.

O potencial dos diferentes tipos de linguagem como ferramenta para integrar escolas e famílias também foi destaque em outros dois projetos vencedores da primeira edição do Prêmio: “Extra, extra, extra, tá na hora de brincar”, coordenado pela Professora Raelen Gonçalves, que desenvolveu um jornal da classe juntamente com os alunos do Ensino Infantil, em Mogi das Cruzes (SP); e “Fanfiqueiros de Papel”, do qual esteve à frente a Professora Raquel Zandonadi, de Praia Grande (SP), que utilizou a linguagem das chamadas “fanfics”, narrativas construídas pelos fãs de séries, personagens e outras atrações de interesse do público jovem, para tornar mais atrativas as aulas de Língua Portuguesa. O projeto venceu o Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II. Este e todos os outros projetos vencedores podem ser acessados gratuitamente no banco de práticas do Instituto Significare.

De acordo com o Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare e Idealizador do Prêmio Professor Transformador, o principal objetivo do Prêmio Professor Transformador é dar visibilidade a iniciativas como essas que estão sendo desenvolvidas Brasil afora e, com isto, inspirar tantos outros professores com exemplos reais de práticas educacionais transformadoras. “Uma Educação Transformadora é aquela que transforma o indivíduo para além dos limites da escola e alcança a sociedade. Com o Prêmio, queremos estimular mais educadores a compartilharem suas iniciativas e promover educadores e práticas inovadoras”, explica.

Como participar

Para participar do Prêmio Professor Transformador 2021, o educador deve acessar o site significare.org.br/premio e inscrever o seu projeto. As inscrições se encerram no dia 01/03/2021.

O Prêmio Professor Transformador 2021 contemplará os quatro níveis do ensino básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para participar da iniciativa, o educador interessado deve ter implementado o (s) projeto (s) em escola da rede pública ou privada até a data da inscrição.

Os 350 projetos mais bem pontuados irão receber o certificado e o selo Professor Transformador 2021 e serão incluídos no banco de práticas transformadoras no site do Instituto Significare, além de serem inseridos em uma comunidade ativa para conexão com outros educadores adeptos da educação criativa e transformadora.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber, além do troféu, prêmio de R﹩ 2,5 mil e apresentarão seus projetos na Bett Educar 2021. Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor de R﹩ 7 mil, troféu e participação especial como convidado na Bett Educar 2021.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário