Coletivo Educação

Projeto Âncora: Carta do Mês de Janeiro

Escrito por Redação

A mensagem de fim de ano que o Projeto Âncora deseja passar é a de paz, resiliência de oposição ao ódio, à intolerância e violência. Foi para uma atuação na democracia, na ética e na justiça que fomos criados em 1995, conforme expresso nos documentos fundadores.

A partir de 2019 duas entidades passam a funcionar dentro do espaço Âncora, uma de assistência social com suas ações de contra turno escolar e apoio à cultura e ao empreendedorismo. Outra de educação escolar que mantém uma escola básica do infantil ao médio e também uma escola de formação de educadores transformadores.

Nesta virada de ano, absorveremos alguns novos educadores, que ajudarão a reciclar e rejuvenescer nossa prática a partir de 2019. Parte da equipe atual segue para espalhar nossas sementes em outras organizações, ajudando a acelerar o processo de inovação na educação brasileira.

A eles, como a tantos outros que também já se foram, em especial ao fundador Walter Steurer, falecido em 2011, honramos e para sempre seremos gratos.

Continuamos fiéis aos nossos princípios e valores orientados pela filosofia e pedagogia que vem encantando e inspirando muita gente mundo afora, que pode ser encontrada na Carta de Princípios de 1998, e no Plano Político Pedagógico da Escola Âncora, ambos disponíveis em nosso site.

Recebemos um presente de fim de ano sonhado há muito tempo. Fomos reconhecidos como um Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e premiados pela Secretaria de Estado da Cultura, um passo para nos tornarmos um Centro Cultural na região.

No início de 2019 estaremos reunidos com a presença de jovens educandos e famílias, e com funcionários e voluntários além dos educadores que chegam, para nos organizarmos para esse novo momento e revisitar nosso propósito. Agora, mais amadurecidos, incluímos a comunidade atendida na construção e reconstrução constante do Projeto Âncora como uma verdadeira Comunidade (intergeracional) de Aprendizagem em Rede.

Cada vez mais em rede, em solidariedade, em confiança abraçamos toda a comunidade que nos sustenta e nos faz cada vez mais âncoras de um novo mundo de pessoas sábias e felizes.

Gestão Projeto Âncora 

Saiba mais aqui 

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário