Música Território

‘Projeto Violão Clássico’ traz série de concertos para Cotia

mm
Escrito por Redação
As apresentações contarão com grandes concertistas. Público poderá acompanhar presencialmente e on-line

Duo Favoriti

Na sexta-feira (5/02) tem estreia do ‘Projeto Violão Clássico em Cotia’. Mais uma iniciativa contemplada pelo Edital de Premiação Benedito Pereira de Castro – Seu Dito da Congada lançado pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, com recursos federais da Lei Aldir Blanc. O projeto consistirá em uma série de apresentações, toda sexta-feira de fevereiro, sempre a partir das 18h, no espaço de lazer da Loja Maçônica Regente Feijó, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Nossa Sala Musical.

O Projeto Violão Clássico é realizado por Ido Lemos de Moraes, violonista clássico e compositor cotiano. Em sua séria, trará convidados especiais concertistas, como Ricardo Grion, Angela Muner, Edson Lopez, Dagma Eide, Amadeu Rosa. E a estreia será com o Duo Favoriti formado por Dagma Eid e Patrícia Nogueira, a dupla é a única do país a usar réplicas da guitarra Lacôte de 1829 para interpretar obras do período clássico romântico, entre outros estilos.

No dia 12 é a vez da apresentação solo de Dagma Eid, com o Recital Ars de Pulsatione, cujo repertório descreve sua trajetória dedicada ao universo das cordas dedilhadas. Dagma é Mestre em Música pela Universidade de São Paulo e formada em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí.

A próxima a se apresentar, no dia 19/02, é a instrumentista Marcelly Rosa com sua guitarra clássica. A solista já participou dos principais festivais de violão do País. Além das apresentações solo, integra o Quarteto Abayomi de violões.

Dagma volta a se apresentar no último show da série, no dia 29/02, ao lado de Karine Franklin, no Duo Cantarsi. As instrumentistas, que formaram o duo durante a pandemia, trazem um repertório de canções da Idade Média, Renascimento, Barroco, Romantismo e Modernismo.

A entrada é franca, mas os espectadores devem chegar com 1 hora de antecedência, pois, tendo em vista os protocolos de segurança da pandemia, o local obedece às mesmas normas dos templos religiosos e dispõe de apenas 100 lugares.

Ido Lemos de Moraes é violonista clássico e compositor, natural de Cotia. Sua musicalidade tem grande influência dos pais: a mãe e os tios mantinham uma importante tradição folclórica, as Folias de Reis, e o pai, na sua infância, lhe colocava no colo para juntos ouvirem grandes compositores da história: Bach, Mozart, Haydn, etc., assim como as grandes óperas, Fidélio, a Flauta Mágica, entre outros.

Iniciou seus estudos formais em música na Escola Municipal Livre de Música de Cotia e, em seguida, adentrou o que é hoje a mais importante escola de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, o Conservatório de Tatuí. Entre outros, participou de Masterclasses com grandes nomes do violão do Brasil e do Mundo, como Carlos Perez (Chile), Francisco Ortiz (Espanha), Fábio Zanon (Brasil), Martha Marters (USA), Alessio Nebiolo (Itália), Johan Fostier (Bélgica), Gerard Abtion (França), etc.

Serviço

Projeto Violão Clássico em Cotia com Ido Lemos de Moraes

Dias 5, 12, 19 e 29 de fevereiro – 18h

Apresentações presenciais: Espaço de lazer da Loja Maçônica Regente Feijó

Rua Topázio, 566, Jd. Nomura

Apresentações on-line: https://www.facebook.com/Nossa-Sala-Musical-1691837624429386/.

Entrada franca

Chegar com uma hora de antecedência. Máximo de público 100 pessoas (por conta dos protocolos de segurança da pandemia)

Foto em destaque: Dagma Eid, que se apresentará no dia 12.

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário