Agenda

Prorrogada até 20/1 a Exposição Sakai – Obras Raras do Mestre

Escrito por Redação

Prorrogada até 20/01 a “Exposição Sakai – Obras Raras do Mestre”, que está no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro).

A mostra, que teve início em 8/12/2019, exibe obras do artista Tadakiyo Sakai pertencentes a um acervo de família, raramente exibidas, e rememora uma época de efervescência artística e cultural de Embu das Artes, quando dezenas de artistas de diversas partes do Brasil e do mundo se fixaram na cidade. Dentre eles, Sakai, nascido em Nagasaki, no Japão, em 1914, que chegou ao Brasil em 1928.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e sob a curadoria de Tônia do Embu, terracotista e discípula de Sakai, a exposiçao conta com a colaboração de Fabio Serdam e Mônica Sakai e também com os trabalhos de alunos dos cursos de cerâmica do Memorial Sakai, da Praça da Juventude, do Instituto Oca e do Recanto da Fraternidade.

Sakai tornou-se um apaixonado pela cultura e costumes brasileiros, pesquisando constantemente os índios e suas expressões, os afro-brasileiros, as lendas e as festas populares. Teve uma vida artística e comunitária intensa, criou e presidiu os primeiros Salões de Artes Plásticas de Embu, juntamente com outros artistas. Dezenas de alunos vieram de vários lugares para aprender com ele, que também ensinou em outras regiões.

 

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário