Colunistas Délia Costa Provocações

Repórter | Memórias | livro de Seymour M. Hersh

Escrito por Délia Costa

Seymour Hersh conseguiu o que (imagino) todo repórter deseja: passou a vida correndo atrás de pequenas histórias ouvidas e, a partir dessas dicas mostrou a História que o mundo merecia conhecer. Esse é o lado delicioso desse livro. Mas, também há um lado bem amargo: saber que atrás de quase tudo o que o governo conta, há outra versão, um bocado diferente e suja. Mas, atenção: ele só observou os Estados Unidos da América! No nosso país tudo é diferente!!!

PROVOCAÇÃO: quais são os dois lados da sua História?

TRECHO DO LIVRO:

Meu primeiro trabalho no City News foi uma lição de humildade. Fui designado como contínuo no turno da noite, a partir das cinco da tarde, e as tarefas eram estúpidas. Minha obrigação mais importante era preparar rapidamente muitas cópias das reportagens à medida que eram escritas. Essas matérias, depois de editadas, eram digitadas num estêncil de papel encerado que eu prendia num mimeógrafo. Então eu começava a girar a manivela feito um louco. As cópias que produzia eram distribuídas em tubos pneumáticos e saíam voando pela redação e para os clientes de rádio e TV. Virava uma loucura quando havia alguma notícia relevante — um duplo (em https://todavialivros.com.br/livros/reporter)

FICHA TÉCNICA:
GÊNERO Não ficção estrangeira
TRADUÇÃO Antônio Xerxenesky
CAPA Pedro Inoue
ISBN 978-85-88808-89-8
ANO: 2019
País: EUA

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário