Saúde Território

Saúde de Cotia segue com imunização e realiza drive-thru no sábado, 16/05

Escrito por Redação
O pit stop de vacinação acontecerá em frente à Prefeitura, no Shopping Granja Vianna e na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, das 9h às 15h

Levantamento da Secretaria de Saúde de Cotia mostra que apenas 50% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe estão imunizados. Para garantir que a meta de cobertura, que é pelo menos 90%, seja alcançada, a Secretaria tem realizado diversos drive-thrus de vacinação, como os três que acontecem no próximo sábado (16/05), das 9h, às 15h, além de quatro Unidades Básicas de Saúde que também funcionam como posto de vacinação, de segunda a sexta-feira, com horário marcado. Esta vacina não protege do novo Coronavírus.

Os drive-thrus acontecerão em frente à Prefeitura, no Shopping Granja Vianna e na Praça dos Romeiros, em Caucaia. Serão vacinadas apenas as pessoas que estiverem de carro e que fizerem parte do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde (veja abaixo). Não é preciso descer do carro para se vacinar, mas é preciso apresentar documento que comprove que faz parte do público-alvo da campanha.

Todos os ocupantes dos veículos deverão estar usando máscaras e, no caso de crianças, a orientação é para que sejam levadas apenas aquelas as quais os responsáveis consigam auxiliar/segurar para aplicação da vacina. “Importante lembrar os pais sobre a atualização da caderneta de vacinação de seus filhos. A Covid-19 é um problema sério que estamos enfrentando, mas para o qual ainda não temos vacina, no entanto, estamos vivendo o retorno de doenças como Sarampo, Poliomielite, que é a paralisia infantil, Febre Amarela para as quais temos vacinas e que são oferecidas gratuitamente em todas as UBS’s”, alertou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Quem deve se vacinar?

Todas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde devem receber a vacina contra a gripe. Fazem parte do grupo prioritário: Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência.

Também estão sendo vacinadas as pessoas idosas (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde Assa, Atalaia, Caucaia do Alto e a Policlínica participam da campanha de vacinação mediante agendamento pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

Foto: Vagner Santos

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

1 Comentário

  • Linda atitude, neste momento também devemos ajudar também as pequenas empresa, conheci uma da região do Butantã, são looks lindos, tricot, peças únicas, virei cliente no primeiro instante, são super educados e atenciosos, precisam muito de ajuda para manter as atividades, por que não colaborarmos, visitem a loja on line deles, espero que minha atitude os ajude muito! https://www.femininabelles.com.br/

Deixe um comentário