Colunistas Délia Costa Provocações

Star Trek: a série original

mm
Escrito por Délia Costa
Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve

Star Trek: The original series, é o início de uma saga de ficção científica que foi muito importante em uma época – já lí e ouví muitos físicos e astronautas afirmarem que Jornada nas Estrelas teve grande importância na escolha de sua profissão. Muitos das “tecnologias” mostradas neste seriado foram “base” para aparelhos que agora temos – como o celular, por exemplo.

“As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem à Frota Estelar, uma armada pacífica da Federação Unida dos Planetas. Os personagens são essencialmente altruístas, cujos ideais são aplicados nos dilemas da série. Os conflitos apresentados em Star Trek às vezes representam uma alegoria para conflitos contemporâneos, as questões refletidas incluem guerra e paz, lealdade, autoritarismo, imperialismo, economia, racismo, existencialismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. O criador, Gene Roddenberry, queria mandar mensagens às pessoas e desejava mostrar no que a humanidade poderia se transformar se eles tivessem aprendido com as lições do passado, mais especificamente terminando com a violência. Roddenberry também queria dar uma mensagem contra a guerra e mostrar a Federação Unida dos Planetas como se fosse uma versão otimista e ideal das Nações Unidas.” Com esse texto a Wikipedia apresenta a série Jornada nas Estrelas; perceba os ideais dos anos 60 descrevendo o seriado.

Hoje temos dias tão conturbados, tantos e variados problemas, que às vezes precisamos parar e assistir histórias em que idéias e ideais altruístas existem e são possíveis. Creio que ainda podemos construir uma realidade aonde as pessoas se importam umas com as outras e todas as pessoas juntas cuidam do Planeta e da Humanidade.

Recomendo.

PROVOCAÇÃO: você consegue se imaginar indo onde nenhum homem jamais esteve?

 TRAILER:

SINOPSE:

Star Trek: The Original series  é um seriado em que o Captão Kirk, o físico Spock, o médico Dr. Macoy, a técnica em comunicações Uhura, o engenheiro Scott, e alguns outros, enfrentam situações inusitadas sempre, as resolvem de uma forma pacífica e levando em consideração todas as pessoas envolvidas. Há sempre um final divertido e que faz pensar.

FICHA TÉCNICA:

Série de televisão norte americana de ficção científica criada por Gene Roddemberry produzida pela Desilu Produções e produzida pela NBC de  8 setembro de 1966 até junho de 1969

Aonde assistir: Netflix

Sobre o autor

mm

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário