Metrópole Saúde

Tatuagem, exposições e ações de conscientização fecham o Outubro Rosa

Escrito por Redação
Atividades nos Transportes Metropolitanos fazem parte da campanha de combate ao câncer de mama

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) prepararam uma programação especial para a última semana do Outubro Rosa, mês que visa a conscientização do combate ao câncer de mama. Passageiros da CPTM e metrô recebem orientação sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce da doença.

CPTM – Os tatuadores do Tattoo Truck Tour estarão na Ciclofaixa da Marginal Pinheiros, anexo à Linha 9-Esmeralda, nos dias 26 e 27. Pessoas que tiveram câncer de mama podem fazer, gratuitamente, uma tatuagem, redesenhando o mamilo ou transformando a cicatriz em obra de arte. Só podem ser tatuadas cicatrizes com mais de um ano, a pessoa precisa ter mais de 18 anos de idade e não pode estar passando por quimioterapia ou radioterapia. Para agendar um horário, os interessados devem entrar em contato pelas redes sociais @tattootrucktour.

Na próxima terça-feira (27), quem passar pela estação Corinthians-Itaquera, da Linha 11-Coral, pode receber orientações sobre a importância do autocuidado e diagnóstico do câncer de mama. A ação acontece das 13h e 14h,e reforça a necessidade de olharmos com atenção para nossa saúde.

A exposição “Inspiração Pink” está nas Estações Palmeiras-Barra Funda (linhas 7-Rubi e 8-Diamante), Grajaú (Linha 9-Esmeralda), e Tamanduateí (Linha 10-Turquesa). A intervenção artística exibe esculturas de torsos em tamanho real, inspirados nos corpos e histórias de pacientes que enfrentaram o câncer de mama.

ViaMobilidade e ViaQuatro – Transformação e recomeço após o câncer de mama são temas da exposição “Mulheres no Espelho 2020 – Metamorfose” nas concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás. A mostra de fotos e depoimentos traz a força de dez mulheres que enfrentaram e superaram o diagnóstico da doença. Os painéis estão disponíveis nas estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Moema, da Linha 5-Lilás.

Câncer de mama – De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. Responde por quase 30% dos casos novos de câncer em mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2020, com quase 18 mil mortes.
A idade é um dos principais fatores de risco para a doença, sendo que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Além disso, excesso de peso, a falta de atividade física e consumo de bebida alcoólica podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Homens também têm câncer de mama, embora seja mais raro.

Outubro Rosa – A campanha do Outubro Rosa provoca o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a necessidade de olhar com atenção para a saúde. É um movimento internacional de conscientização que visa também disseminar informação e encorajar as pessoas a fazerem seus exames.

SERVIÇO:

CPTM
– Tattoo Truck Tour
Ciclofaixa da Marginal Pinheiros
Data: 26 e 27/10
Agendamento pelas redes sociais (Facebook e Instagram): @tattootrucktour

– Orientação sobre a prevenção do câncer de mama
Local: Estação Corinthians-Itaquera – Linha 11-Coral
Data: 27/10
Horário: 13h às 14h

– Exposição “Inspiração Pink”
Estação Palmeiras-Barra Funda – linhas 7-Rubi e 8-Diamante,
Estação Grajaú – Linha 9-Esmeralda
Estação Tamanduateí – Linha 10-Turquesa
Data: até 30/10

ViaQuatro e ViaMobilidade
– Exposição “Mulheres no Espelho”
Estação Paulista – Linha 4-Amarela
Estação Moema – Linha 5-Lilás
Data: até 30/10

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário