Colunistas Geni Albuquerque Jardinagem

Vasos

Escrito por Geni Alburquerque

Independente do material, vasos floridos encantam nossos olhos.

Talvez, alguns acomodem apenas uma flor e uma grande maioria muitas delas, no entanto vasos oferecem a oportunidade de aproximação assim como de mobilidade para qualquer planta.

É possível ter um vaso solitário em cima de um móvel como um jardim com diversos vasos.

 

 

 

 

Os vasos podem ser usados tanto para decoração, quanto para gastronomia, sendo preenchidos com plantas ornamentais, ou com espécies que possibilitam saborear aromas e temperos, tanto quanto alimentos, valorizando a arquitetura.

 

 

 

 

Tanto superfícies planas quanto verticais são apropriados para receberem vasos de diferentes tamanhos e formatos, possibilitando novas perspectivas.

Ao ar livre, os vasos se transformam em mini ecossistemas, alguns autossuficientes, outros capazes de abrigar ninhos de pássaros.

Vasos valorizam o jardim por destacarem pontos de interesse paisagísticos, contemplativos ou interativos.

Bulbos e rizomas, juntamente com herbáceas reptantes ou decumbentes de pequeno porte, possuem a aptidão de transformar seus vasos em atrações interessantes ao longo das estações do ano.
Uma grande e reconhecida característica dos vasos é que eles podem ser transportados para outros lugares.
Quando a capacidade e o material de um vaso é respeitada, até árvores podem ser plantadas em seu interior, por outro lado, ao plantar Bromélias, você automaticamente ganha um autêntico “Papa-mosquitos”.

Vasos se tornam convenientes quando desejamos praticar o equilíbrio em várias esferas de nossas vidas, por não resistirem aos cuidados extremos e nem tampouco ao abandono total.

Um dos maiores erros que se cometem com vasos é regá-los até que a água escorra por baixo, levando consigo os nutrientes contidos na terra ou substrato, assim como ignorar a necessidade de luz natural e drenagem adequada.


A Primavera está a caminho e com ela o nosso desejo de ver florescer qualquer cantinho tornando os vasos apropriados em qualquer situação.

Fotos: Geni Albuquerque

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário